AERO Magazine
Busca

Aliança Russo-Otomana

Turquia se aproxima militarmente da Rússia e poderá adquirir caças russos Su-35

Negociações ocorre após Ancara ser expulsa pelos EUA do programa F-35


Turquia poderá adquirir caças Su-35 e novos sistemas de armas russos

A Turquia está próxima de fechar um acordo com a Rússia para compra de até 36 caças Sukhoi Su-35, incluindo o pacote de armas e o direito de produzir localmente parte de componentes e peças para os aviões.

A movimentação ocorre após a Turquia se distanciar dos Estados Unidos, onde era inclusive parceria do programa Joint Strike Fighter, que deu origem ao F-35, e alinhar seu discurso com Moscou.

LEIA TAMBÉM

Segundo o jornal turco Daily Sabah, as autoridades turcas e russas estão discutindo os detalhes do acordo, que deverá incluir ainda a produção de alguns componentes dos aviões de combate, incluindo armas de precisão e munição. A negociação ocorre apenas dois meses após o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, visitar Moscou e participar MAKS, o principal evento de tecnologia aeroespacial e militar da Rússia.

Na ocasião o presidente russo, Vladmir Putin, se mostrou aberto a ampliar a parceria com a Turquia, que havia recém recebido os sistemas antiaéreos S-400. A nova oferta incluía um amplo pacote de armas e sistemas de defesa, que pode ser consolidado com a venda dos primeiros 36 aviões Su-35.

Durante a visita de Erdoğan os russos apresentaram formalmente o mais recente caça do país, o Su-57, considerado um modelo de quinta geração e com tecnologias furtivas, assim como os caças Su-35, Su-34 e os helicópteros militares Ka-52 e Mi-38. Além disso, semanas depois o Su-57 fez sua primeira aparição internacional ao visitar a Technofest 2019, o principal evento de tecnologia de defesa na Turquia.

A aliança com a Rússia deve abalar as relações da Turquia com a União Europeia e especialmente com a Otan, a aliança militar liderada pelos Estados Unidos e formada na Guerra Fria como um contraponto as ambições da então União Soviética. Atualmente a aliança é considerada estratégica para a manutenção dos interesses dos países membros em diversas regiões do mundo, em especial no Oriente Médio.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 29/10/2019, às 16h00 - Atualizado às 17h27


Mais Notícias