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Licença de Tipo

Mais de 100 pilotos já estão habilitados para voar o Gulfstream G700

Além dos mais de 100 pilotos de clientes, a Gulfstream e a FlightSafety também conta com uma centenas de profissionais habilitados


G700 é o maior avião da família Gulfstream e incorporou uma série de novas tecnologias e conceitos - Gulfstream
G700 é o maior avião da família Gulfstream e incorporou uma série de novas tecnologias e conceitos - Gulfstream

A Gulfstream anunciou que mais de 100 pilotos receberam as carteiras de tipo para o G700 do centro de treinamento FlightSafety International, sediado em Savannah, nos Estados Unidos.

Desde que o G700 recebeu a certificação de tipo da agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) em 29 de março, diversos operadores do avião avançaram na realização do curso de transição para o modelo. Além disso, oitenta pilotos corporativos da Gulfstream e mais de vinte instrutores da G700 da FlightSafety International também receberam sua certificação de tipo do novo avião.

"Pilotos estão vindo de todo o mundo para Savannah para obter sua certificação de tipo G700 à medida que as entregas de aeronaves aumentam", explicou Mark Burns, presidente da Gulfstream.

Lançado oficialmente em outubro de 2019, durante o NBAA-BACE, que ocorreu em Las Vegas, o G700 ampliou as capacidades de cabine e alcance da família Gulfstream, superando as marcas do antecessor, o G650ER.

Outro destaque do G700 é confirmar a padronização do novo layout de cockpit, que passou a contar com sidesticks ativos, como os adotados inicialmente pelos G500 e G600, colocando fim aos tradicionais manches. O chamado Symmetry Flight Deck da Gulfstream também faz uso extenso de tecnologia de tela sensível ao toque e ainda inclui o novo Combined Vision System (CVS), que integra o Enhanced Flight Vision System (EFVS) e o Synthetic Vision System (SVS) e projeta em uma única imagem a captura do terreno externo no display de voo primário (PFD) e no head-up display (HUD). Por fim, o G700 trás ainda o Predictive Landing Performance System, que avalia e melhora a segurança durante o pouso.

Além das certificações de tipo da FAA, o G700 já foi aprovado pela autoridade de aviação da Comunidade Europeia, assim como da agência britânica e de outros nove países. A previsão é que o G700 entre em serviço no Brasil, inicialmente em uma operação de propriedade compartilhada, no próximo ano.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/09/2024, às 17h00


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