AERO Magazine
Busca

ANAC certificou o turboélice da Epic Aircraft

Epic E1000 GX recebeu certificado para operar no Brasil

Primeiro Epic E1000 GX brasileiro será entregue à Avantto, empresa vai expandir operações no interior do Brasil


Epic Aircraft
Epic Aircraft

A Epic Aircraft anunciou ontem (12), que o turboélice E1000 GX recebeu o certificado de tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), possibilitando as operações do monomotor no mercado brasileiro. 

A autorização permite a Epic iniciar as entregas do E1000 GX no país ainda no mês de dezembro, incluindo as duas primeiras unidades dos 34 aviões encomendados pela Avantto, empresa brasileira do segmento de compartilhamento de aeronaves e voos executivos.

Epic 1000
Primeiro Epic 1000GX com a matrícula brasileira

O certificado foi obtido após oito meses de trabalhos conjuntos entre a fabricante e os reguladores brasileiros.

"Esta é uma grande conquista em tão pouco tempo. Estamos entusiasmados em lançar nossas vendas no Brasil e nos juntar à Avantto no fornecimento de aviação de alto nível para o mercado latino-americano", disse Doug King, CEO da Epic Aircraft.

A adição do turboélice possibilitará a Avantto iniciar operações em diversas bases do interior do país, com destaque para as regiões com forte presença do agronegócio, como cidades localizadas no Mato Grosso, Goiás e Bahia.

Equipado com o motor Pratt & Whitney PT6A-67A, e uma hélice composta por cinco pás da Hartzell, o E1000 GX pode atingir velocidade de 333 nós, ou 617 km/h, com alcance máximo de 1.560 milhas náuticas, o equivalente a 2.890 quilômetros, com teto de serviço de 34.000 pés, 10.363 metros de altura, com seis ocupantes a bordo.

O conjunto de aviônicos Garmin G1000 NXi, conta com o sistema de controle de voo automatizado Garmin GFCTM 700, permitindo ao modelo voar em espaços aéreos com separação vertical mínima reduzida (RVSM).

Por Wesley Lichmann
Publicado em 13/12/2023, às 11h50


Mais Notícias