Grupo Lufthansa estuda aquisição de participação na portuguesa TAP
O Grupo Lufthansa está considerando adquirir uma participação na TAP Air Portugal, conforme relatado pelo jornal italiano Corriere della Sera. O interesse da Lufthansa é por uma participação minoritária, evitando, assim, a necessidade de aprovação da autoridade antitruste da União Europeia.
Recentemente, o grupo alemão obteve aprovação das autoridades europeias para adquirir a ITA Airways, da Itália, fortalecendo sua presença em regiões estratégicas como América do Sul e África.
Agora, a Lufthansa volta sua atenção para o mercado mediterrâneo e Brasil, com planos de discutir a possível aquisição de parte da TAP com o governo português nos próximos dias.
De acordo com o Corriere della Sera, a oferta pela participação na TAP deverá ser feita "não antes" do primeiro trimestre de 2025, com um valor estimado entre 180 milhões e 200 milhões de euros.
O grupo Lufthansa, que inclui companhias como Swiss, Brussels Airlines, Austrian Airlines e Eurowings, é o segundo maior grupo de companhias aéreas da Europa, atrás apenas da Ryanair. Em 2023, o grupo transportou cerca de 123 milhões de passageiros, consolidando-se como o maior grupo de transportadoras tradicionais do continente.
A participação na TAP ampliaria consideravelmente a presença do grupo Lufthansa no Brasil, considerado o maior e principal destino internacional da companhia aérea portuguesa.
Por Micael Rocha
Publicado em 02/09/2024, às 11h00
+lidas