Novos caças do Bahrein são produzidos na nova unidade da Lockheed Martin na Carolina do Sul
A Lockheed Martin revelou o primeiro F-16V do Bahrein, que foi fabricado na unidade de Greenville, no estado da Carolina do Sul.
Além de ser um dos aviões encomendados pelo país árabe, o F-16V é o primeiro do tipo a sair da linha de montagem de Greenville. No vídeo oficial o fabricante mostra delathes do caça que concluiu recentemente as fases de montagem final e verificações. A expectativa é que em breve seja realizado o voo inagural, com posterior fase de validação de sistemas, até sua entrega ser feita ao Bahrein.
Guess who's back. 😉 pic.twitter.com/TNsfxeeIqe
— Lockheed Martin (@LockheedMartin) November 21, 2022
Em Greenville ocorrerá a produção de 128 caças F-16V, sendo que dezesseis são destinados ao país árabe e outros estão em construção para a Eslováquia e a Bulgária, que irão renovar sua frota com caças ocidentais.
Em 2017, a Lockheed Martin decidiu transferir a produção dos F-16 de Forth Worth, no Texas, para Greenville, deixando a unidade texana exclusiva para a fabricação do F-35 Lightning II, de quinta geração.
O F-16V Block 70/72 é a versão mais atual do clássico Falcon. O novo modelo, batizado oficialmente de Viper, em alusão ao apelido comum entre pilotos, tem obtido considerável sucesso de venda no mercado internacional, se destacando especialmente por algumas características da nova versão, como o radar de varredura eletrônica AESA APG-83 e demais modificações em sensores e armamentos.
Por André Magalhães
Publicado em 23/11/2022, às 13h50
+lidas