AERO Magazine
Busca

Pequeno por fora, grande por dentro

Leonardo avança no desenvolvimento do novo AW09

Helicóptero oferece custo de monoturbina e espaço de biturbina médio


Leonardo AW09

AW09 faz amplo uso de materiais compostos em toda a estrutura, incluindo rotor de cauda

A italiana Leonardo está avançando dentro do cronograma para a certificação do AW09, seu novo helicóptero monoturbina leve. O modelo originalmente estava sendo desenvolvido pela startup suíça Kopter, mas foi absorvido pela gigante italiana.

O AW09 estabelece uma nova arquitetura de cabine entre os helicópteros monomotores leves e traz recursos distintos para operadores de transporte de passageiros, utilitários ou missões aeromédicas.

O modelo oferece a maior cabine em sua categoria, incluindo porta concha traseira, que permite a conversão rápida entre vários layouts de assentos com até oito passageiros, ou instalação de um interior de ambulância aérea.

O projeto inclui a suíte Garmin 3000H, dedicada para asas rotativas, para maior consciência situacional e segurança. Além disso, há uma visibilidade maior do cockpit e da cabine. O sistema de rotor totalmente composto de cinco lâminas também oferece capacidade de manobra superior e reduziram consideravelmente o peso estrutural da aeronave.

AW09 e suíte G3000H

O AW09 é impulsionado por um motor Honeywell HTS900 com Fadec completo e oferece ainda sistemas redundantes mais recentes. O objetivo é competir no segmento de monoturbinas leves, com espaço interno similar aos biturbinas médios, com o mesmo nível de segurança.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 09/08/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h47


Mais Notícias