Helicóptero oferece custo de monoturbina e espaço de biturbina médio
AW09 faz amplo uso de materiais compostos em toda a estrutura, incluindo rotor de cauda
A italiana Leonardo está avançando dentro do cronograma para a certificação do AW09, seu novo helicóptero monoturbina leve. O modelo originalmente estava sendo desenvolvido pela startup suíça Kopter, mas foi absorvido pela gigante italiana.
Aeroporto do Oriente Médio é eleito o melhor do mundo em 2021
O AW09 estabelece uma nova arquitetura de cabine entre os helicópteros monomotores leves e traz recursos distintos para operadores de transporte de passageiros, utilitários ou missões aeromédicas.
O modelo oferece a maior cabine em sua categoria, incluindo porta concha traseira, que permite a conversão rápida entre vários layouts de assentos com até oito passageiros, ou instalação de um interior de ambulância aérea.
O projeto inclui a suíte Garmin 3000H, dedicada para asas rotativas, para maior consciência situacional e segurança. Além disso, há uma visibilidade maior do cockpit e da cabine. O sistema de rotor totalmente composto de cinco lâminas também oferece capacidade de manobra superior e reduziram consideravelmente o peso estrutural da aeronave.
O AW09 é impulsionado por um motor Honeywell HTS900 com Fadec completo e oferece ainda sistemas redundantes mais recentes. O objetivo é competir no segmento de monoturbinas leves, com espaço interno similar aos biturbinas médios, com o mesmo nível de segurança.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 09/08/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h47
+lidas