AERO Magazine
Busca

Italo-Suíço

Leonardo anuncia novo helicóptero para o seu portfólio

Modelo suíço pretende disputar o segmento de monoturbinas leves


Novo helicóptero AW09

Desenvolvido pela suíça Kopter o novo AW09 será totalmente integrado a família Leonardo

A Leonardo terá um novo helicóptero leve em sua linha de produtos, voltado para missões executivas e policiais. O monoturbina AW09 é a atual designação do suíço SH09, desenvolvido pela Kopter, empresa adquirida pela Leonardo no ano passado. 

O AW09 oferece um projeto com as mais recentes evoluções em materiais, construção e eleva os padrões de segurança e tecnologias avançadas no segmento de asas rotativas. O modelo havia despertado o interesse do mercado por suas inovações, especialmente pelo uso de materiais compostos e sua ampla área interna.

A mudança na designação foi feita para trazer sinergia à linha de produtos existentes do fabricante italiano de helicópteros, permitindo aumentar a sua participação no mercado monomoturbinas, que é um dos maiores e mais dinâmicos segmentos do mundo.

O AW09 continuará a ser desenvolvido pela Kopter na Suíça, mas agora conta com a contribuição das equipes da Leonardo. O terceiro protótipo (P3) já registrou mais de 40 horas de voo desde janeiro em sua nova configuração. Isso inclui melhorias na cabeça do rotor principal, um mastro do rotor estendido e um novo design dos controles de voo, incluindo a suíte Garmin G3000H. O próximo protótipo do AW09 (PS4), deve voar este ano, seguido pelo PS5.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 30/04/2021, às 17h00 - Atualizado em 01/05/2021, às 17h41


Mais Notícias