AERO Magazine
Busca

Tanto em voos domésticos como internacionais

Latam mantém liderança no mercado aéreo brasileiro

Latam transportou 7,7 milhões de passageiros no primeiro trimestre e manteve a liderança no mercado brasileiro


Boeing 777-300ER no aeroporto de Guarulhos, principal centro de conexões da Latam - Guilherme Amancio
Boeing 777-300ER no aeroporto de Guarulhos, principal centro de conexões da Latam - Guilherme Amancio

A Latam transportou 2,6 milhões de passageiros no mês de março, alta de 24,5% na comparação anual, quando 2,1 milhões foram atendidos. No acumulado do primeiro trimestre, foram transportadas 7,7 milhões de pessoas em voos nacionais. Os números representam a liderança da companhia no mercado doméstico brasileiro.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no trimestre encerrado em março, a Latam possuía 35,2% de participação nos voos domésticos, seguida pela Gol com 33,7% e da Azul que deteve 30,2%.

Ao todo, as companhias aéreas brasileiras transportaram 22,3 milhões de passageiros nas operações domésticas durante os três primeiros meses do ano, alta de 14,6% em relação ao mesmo período um ano antes. A taxa de ocupação média nas aeronaves no trimestre foi de 80,3%.

A divisão brasileira do grupo Latam também liderou o segmento internacional, com 773 mil passageiros transportados no primeiro trimestre. A participação da companhia em voos do Brasil para o exterior foi de 15,5%, seguida pela TAP 8,8% e Gol com 7%.

Incluindo as operações das subsidiárias no Chile e Peru, o grupo Latam encerrou o trimestre com 23% de participação no mercado internacional com origem no país. A Latam Chile foi responsável pelo transporte de 325,2 mil pessoas, com 6,5% de participação nos voos para exterior, enquanto a unidade peruana transportou 52,8 mil passageiros, o equivalente a 1% do total no período.

A Latam planeja transportar 40 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais no Brasil em 2023, uma alta de 25% frente 32 milhões transportados no ano passado. A oferta de assentos da companhia no país está proxima dos níveis registrados em 2019.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Wesley Lichmann
Publicado em 02/05/2023, às 15h02


Mais Notícias