AERO Magazine
Busca

No primeiro semestre

Latam mantém liderança dos voos internacionais no Brasil

Grupo Latam transportou cerca de 2,4 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2023


Boeing 777-300ER é o maior avião da frota da Latam, 'Triplo Sete' pode transportar 410 passageiros em duas classes - Luís Neves
Boeing 777-300ER é o maior avião da frota da Latam, 'Triplo Sete' pode transportar 410 passageiros em duas classes - Luís Neves

A Latam liderou o transporte de passageiros em voos internacionais no Brasil, no primeiro semestre de 2023. A companhia foi responsável pelo transporte de cerca de 2,4 milhões de passageiros no período.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no semestre encerrado em junho, o grupo Latam deteve 25% do mercado internacional com origem ou destino no Brasil, considerando as operações de todas as 49 empresas aéreas nacionais e estrangeiras que atendem o país.

Entre as congêneres brasileiras, a participação em voos para o exterior sobe para 67%, ou seja, de cada dez passageiros transportados para destinos internacionais por companhias do país, cerca de sete embarcam nos aviões do grupo sul-americano.

Os destinos mais procurados no exterior foram Santiago do Chile, Lima e Miami, enquanto as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília são os destinos finais de grande parte dos estrangeiros.

A companhia possui atualmente voos diretos para 21 destinos no exterior e atende 55 domésticos.

Em 2023, a Latam reforçou sua malha com voos diretos nas rotas Lima-Brasília e Santiago do Chile-Porto Alegre, além de retomar grande parte dos destinos atendidos a partir do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, principal centro de conexões (hub) da empresa. 

O grupo pretende retomar a ligação direta entre São Paulo e Joanesburgo com o Boeing 787-9 Dreamliner, a partir do próximo dia 2 de setembro. Outra novidade no segundo semestre é o início do serviço para Los Angeles.

A rota entre a capital paulista e a segunda maior cidade norte-americana será operada três vezes por semana com o Boeing 777-300ER, com capacidade para até 410 passageiros, sendo 38 assentos na executiva, cinquenta na premium economy e 322 na classe econômica padrão.

Quinto destino nos Estados Unidos, o novo serviço é fruto da parceria firmada com a Delta Air Lines. Atualmente, a companhia voa diariamente para Miami, Orlando, Nova York e Boston.

A Latam espera transportar cerca de 40 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais no Brasil em 2023, crescimento de 25% frente aos 32 milhões transportados um ano antes. 

Por Wesley Lichmann
Publicado em 31/07/2023, às 16h06


Mais Notícias