Latam recebeu autorização para eliminar manuais impressos de comissários de sua frota
A Latam informou ontem (21), que recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para eliminar os manuais impressos de comissários de toda sua frota no Brasil.
Todo o quadro de 3.400 de comissários da Latam no país pode agora acessar o documento, que padroniza normas e procedimentos ligados à segurança das aeronaves, de forma rápida e simples por meio de seus celulares corporativos.
Até o fim de dezembro, todo o material impresso destinado aos tripulantes de cabine será retirado de todas as 132 aeronaves no Brasil. De forma mais eficiente e rápida, a digitalização permitirá a Latam deixar de imprimir 1,8 tonelada de papel e de emitir 362 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.
A digitalização dos manuais operacionais garante a Latam mais eficiência, agilidade, segurança e sustentabilidade aos processos e atividades da empresa.
“A digitalização foi pensada dentro da nossa jornada de sustentabilidade, mas vai muito além da eficiência de custos. Todo tripulante de cabine é um verdadeiro agente de segurança a bordo. E o manual digital no celular dá mais autonomia para esse profissional realizar esse trabalho com mais agilidade”, afirma Tatiane Brito, gerente de tripulação de cabine da Latam Brasil.
O processo de digitalização da Latam começou em julho de 2017, quando os primeiros manuais de pilotos foram eliminados de todas as cabines de comando de suas aeronaves. Os documentos começaram a ser acessados por tablets instalados nos cockpits.
Ainda em 2022, o setor de manutenção eliminou todos seus registros impressos de aviões e componentes aeronáuticos. Os mecânicos da companhia passaram a utilizar em seus processos, um sistema eletrônico para os registros de suas atividades.
Com a digitalização das atividades operacionais, a Latam deixa de imprimir anualmente mais de 17 toneladas de papel e de emitir 825 toneladas de dióxido de carbono, como aponta Harley Meneses, diretor de operações da Latam Brasil.
“Somadas todas as nossas iniciativas de digitalização da operação no Brasil, já deixamos de imprimir mais de 17 toneladas de papel e de emitir até 825 toneladas de CO2 por ano. Isso acontece porque, desde 2017, temos trabalhado de forma estratégica junto à ANAC para promover uma redução significativa nas impressões de papel e emissões de CO2 na nossa operação. A digitalização dos manuais ao longo deste tempo confere mais eficiência, agilidade, segurança e sustentabilidade aos nossos processos e atividades”.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 22/12/2022, às 10h31
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