Consolidação da aviação na Coreia do Sul ocorre após endividamento da Asiana e crise gerada pela pandemia
Após absorver a Asiana a Korean Air consolidará sua posição de liderança no mercado sul-coreano
A Korean Air anunciou ontem (16), que irá adquirir a concorrente Asiana em um negócio avaliado em US$ 1,6 bilhão. A consolidação da aviação sul-coreana ocorre como uma resposta emergencial frente aos desafios criados pela a pandemia do novo coronavírus.
A Asiana já enfrentava uma crise financeira antes mesmo dos problemas gerados pela covid-19, com prejuízo operacional, no primeiro semestre de 2020, de 268 bilhões de won (US$ 24 milhões) e uma dívida total que superou os 11,5 trilhões de won (US$ 10 bilhões). Atualmente a empresa possuí uma frota composta por 80 aeronaves, a maior parte delas de longo curso.
"Considerando que a situação financeira da Korean Air também pode ser ameaçada se a situação do covid-19 for prolongada. É inevitável reestruturar o mercado doméstico de aviação para aumentar sua competitividade", anunciou a Korean Air.
Com a compra da Asiana, a Korean Air espera se tornar uma das dez maiores companhias aéreas do mundo. Ao ganhar maior fôlego no mercado internacional a empresa resultante deverá ampliar a participação da Coreia do Sul no mercado global de transporte aéreo.
Ainda que a empresa só tenha anunciado a compra ontem, o Banco de Desenvolvimento da Coreia e o ministério de transportes do país asiático já davam como certo o acordo. Por ora não foi anunciado se haverá aporte de recursos estatal ou financiamento público para viabilização do negócio.
“Espera-se que a fusão das duas companhias aéreas aumente mais ainda a competitividade da indústria de aviação coreana com operações mais simplificadas e custos mais baixos. Por meio da consolidação das companhias aéreas [teremos] mais slots garantidos no aeroporto internacional de Incheon e um hub de transporte na Ásia. Através de um aumento de joint ventures com companhias aéreas globais e maior demanda de transferências, o que também impulsionará o crescimento da indústria da aviação doméstica”, acrescentou a companhia.
A Korean Air também afirmou que no atual cenário a Coreia do Sul ter duas grandes operadoras com serviço completo significava ter uma desvantagem competitiva em comparação com países como Alemanha, França e Singapura, que contam com uma única grande companhia aérea.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 17/11/2020, às 13h00 - Atualizado às 15h00
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