Após aposentadoria do C-130 Hercules o KC-390 será o principal avião da FAB no apoio a missão brasileira na Antártica
Um KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus, realizou mais uma missão de logístico ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), pousando no dia 19 de fevereiro no aeroporto Carlos Ibáñez del Campo (SCCI), em Punta Arenas, no Chile.
O Proantar é um projeto de estudos científicos sob responsabilidade da Marinha do Brasil, sendo responsável por uma série de pesquisas realizadas por universidades brasileiras na Antártica.
O KC-390 decolou do aeroporto internacional de Pelotas (SBPK), no Rio Grande do Sul, a base de apoio brasileira ao Proantar, e após 4h30 de voo, os pesquisadores, militares da Marinha e os tripulantes da FAB chegaram a Punta Arenas.
O voo marca a agora presença única do KC-390 nas missões antárticas, anteriormente realizadas apenas pelo C-130 Hercules. Por alguns meses ambos os aviões atuaram de forma conjunta nos voos para Punta Arena, mas com a aposentadoria oficial do Hercules a missão se torna responsabilidade do novo avião brasileiro.
Além de demonstrar a capacidade multimissão do C-390 Millennium, desenvolvido pela Embraer em parceria com a FAB para atender e superar a todos os requisitos operacionais do C-130, a missão Proantar amplia a capacidade logística brasileira no continente gelado.
“A utilização do KC-390 Millennium em missões desse porte representa um avanço significativo na capacidade logística e operacional do Brasil na Antártica, apoiando a ciência, a presença estratégica e a segurança na região”, destacou Bruno Américo Pereira, comandante do 1º GTT.
O Proantar é um projeto científico brasileiro criado há mais de quarenta anos e que ao longo das últimas décadas vem ampliando o conhecimento e as capacidades tecnológicas do país. Diversas nações mantêm presença constante na Antártica, alguns com mais de uma estação de pesquisa, como o caso dos Estados Unidos e China.
“[O Proantar] reforça o compromisso do Brasil com a pesquisa científica e a preservação do meio ambiente na região antártica, contribuindo para a compreensão de fenômenos ambientais com repercussão nacional e global”, afirmou Fábio de Matos Ferreira, major aviador e comandante do KC-390 utilizado no voo.
O programa conta com uma Estação de Apoio Logístico, localizada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), situada a pouco mais de 60 quilômetros de Pelotas, auxiliando no suporte aos navios polares que aportam no município, sendo o último porto brasileiro no caminho para a Antártica.
Redação
Publicado em 01/03/2024, às 11h00
+lidas