AERO Magazine
Busca

Dívida de R$ 180 milhões

Justiça de SP decretou falência da Itapemirim

Companhia aérea do grupo Itapemirim tem falência decretada pela justiça de São Paulo, um ano e meio depois do fim das operações


Itapemirim operou com aviões da família A320 - Divulgação
Itapemirim operou com aviões da família A320 - Divulgação

A Justiça de São Paulo decretou falência da empresa Itapemirim Transportes Aéreos. A decisão expedida no dia 11 de julho de 2023, foi publicada ontem (17), cerca de um ano e meio depois da suspensão das operações da companhia.

A companhia aérea do grupo Itapemirim suspendeu seus voos no dia 17 de dezembro de 2021, prejudicando milhares de passageiros durante as férias de final do ano. Na ocasião, o Procon estimou que cerca de 133 mil pessoas foram afetadas pela interrupção repentina dos voos da transportadora.

Após seis meses de operação, a empresa acumulou dívidas estimadas em R$ 180 milhões contraídas com empresas de leasing, fornecedores, funcionários, aeroportos e prestadoras de serviço.

A decisão do juiz João de Oliveira Rodrigues Filho atendeu um pedido de falência de um dos credores da Itapemirim, a empresa de software Travel Technology Interactive. A determinação afeta a massa falida da Viação Itapemirim, bem como todos os sócios da empresa de ônibus.

O magistrado determinou que a administração do espólio da companhia aérea ficará com Exm Partners, que tem 180 dias para arrecadar, avaliar os bens e divídas da empresa. Os credores tem 15 dias para apresentarem suas reivindicações à Justiça a partir da data de publicação da decisão.

A administração da massa falida também deverá notificar a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), bancos e demais órgãos.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 18/07/2023, às 11h46


Mais Notícias