AERO Magazine
Busca

Que coisa feia!

Jornalistas levam "souvenirs" do Air Force One e são advertidos

Casa Branca notou o desaparecimento de itens a bordo do Air Force One que estavam sendo levados como souvenirs por jornalistas


Casa Branca
Casa Branca

Os jornalistas credenciados para viajar no Air Force One foram alertados sobre a retirada de itens de bordo do avião presidencial dos Estados Unidos. A subtração de pratos, talheres, mantas e outros itens embora seja proibida, se tornou algo comum nos últimos meses.

Apenas treze repórteres são credenciados para acompanhar as viagens da Presidência dos Estados Unidos, sendo parte dos mais prestigiados veículos de comunicação do país, mas aparentemente alguns passaram garantir suas “lembrancinhas” em cada viagem.

O curioso é que voar no Air Force One não é gratuito, a viagem e refeições a bordo, são custeadas pelos respectivos veículos de jornalismo, sem qualquer ônus ao Estado, que apenas autoriza a pessoa viajar no avião da Presidência. Além disso, os convidados receberem alguns mimos, como chocolates M&Ms de cortesia e ainda existe a possibilidade de adquirir alguns souvenirs oficiais.

Como apenas o convite e os chocolates não são suficientes, alguns passaram a levar itens de bordo com o logo em alusão ao Air Force One. O caso foi revelado pelo site de notícias políticas “Politico”, que tem forte presença entre a elite do jornalismo e do poder dos Estados Unidos. Segundo a reportagem intitulada “A verdadeira onda de crime em DC”, membros do Escritório de Viagens da Casa Branca sentiram a falta de dezenas de itens de bordo durante um inventário realizado em fevereiro. A reportagem afirma que diversos jornalistas teriam visto colegas pegando itens a bordo.

Outros afirmam que se lembram de ter descido do Boeing VC-25A, o famoso Air Force One, com o som de copos ou pratos de porcelana tilintando em suas mochilas.

Todavia, o caso não é recente, com diversos relatos de convidados, incluindo membros da imprensa e legisladores, colocando silenciosamente na bolsa taças de vinho, talheres, pratos, entre outros. Além de jornalistas, possivelmente alguns convidados da Presidência, incluindo legisladores, teriam levado itens de bordo como souvenir da viagem no Air Force One.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/04/2024, às 12h56


Mais Notícias