AERO Magazine
Busca

Último trimestre

JetSmart iniciará operações na Colômbia no fim de 2023

Autoridades colombianas dão início a certificação da JetSmart, que planeja iniciar suas operações no último trimestre de 2023


Airbus A320neo da JetSmart no aeroporto de Guarulhos, rota para Santiago foi inaugurada em abril - Divulgação
Airbus A320neo da JetSmart no aeroporto de Guarulhos, rota para Santiago foi inaugurada em abril - Divulgação

A JetSmart deu início ao processo oficial de certificação para operar voos comerciais de passageiros na Colômbia. Seguindo os regulamentos, normas e leis colombianas, a companhia aérea de ultrabaixo custo pretende iniciar suas operações no país no último trimestre de 2023.

Toda a documentação e procedimentos da JetSmart será analisada pela Aerocivil, autoridade de aviação civil do país, que autorizou a instauração do processo de certificação da empresa no último mês de março. 

Após a certificação, a JetSmart poderá utilizar os direitos de pousos e decolagens , conhecidos como slots, do aeroporto El Dorado, em Bogotá, e operar cerca de uma centena de rotas na Colômbia. Além da capital, a companhia pretende oferecer voos para Barranquilla, Bucaramanga, Cali, Cartagena, Medellín, Cúcuta, Monteria, Pereira, Pasto, San Ándres e Santa Marta.

A transportadora que pretende operar com uma frota inicial de doze Airbus A320, já começou a recrutar funcionários para sua filial no país.

Tão logo receba sua certificação, a companhia promoverá visitas técnicas de inspeção nos aeroportos que receberão suas operações, assegurando as condições necessárias de segurança e técnicas.

Terceiro maior mercado da América Latina, o projeto de entrada da JetSmart no mercado colombiano foi apresentado em novembro do ano passado, e acontece após a insolvência da Viva Air e da crise financeira enfrentada pela Ultra Air. 

Atualmente, a empresa com sede em Santiago do Chile possui filiais na Argentina e Peru, e opera 76 rotas na América do Sul, além de 16 rotas internacionais, que conectam sete países, incluindo também o Brasil, Colômbia, Uruguai e Paraguai.

No Brasil, a JetSmart oferece voos diretos para a capital chilena. Os voos saem dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, Galeão, no Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, no Paraná. Ambos os voos são operados com aeronaves A320, com capacidade para até 186 passageiros.

Executivos da JetSmart tem declarado publicamente, que a empresa não descarta abrir uma unidade para operar voos domésticos no Brasil.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Wesley Lichmann
Publicado em 20/04/2023, às 16h01


Mais Notícias