AERO Magazine
Busca

De Lima para dez cidades brasileiras

JetSmart solicita novas rotas no Brasil

JetSmart protocola pedido para operar 21 novas rotas internacionais a partir do Peru, incluindo dez destinos no Brasil


Airbus A320neo da JetSmart, companhia possui pedido para mais de 100 aeronaves do modelo - Divulgação
Airbus A320neo da JetSmart, companhia possui pedido para mais de 100 aeronaves do modelo - Divulgação

A JetSmart solicitou autorização para operar 21 novas rotas internacionais, incluindo voos para 17 destinos destinos distribuídos em sete países da América do Sul, com saídas da capital Lima e outras cinco cidades peruanas.

O pedido da subsdiária local da JetSmart foi protocolado junto as autoridades de aviação civil peruana, e incluem serviços regulares para o Brasil, Argentina, Uruguai e Equador, e complementa a autorização concedida para operar rotas internacionais na Bolívia, Colômbia, Chile e Equador.

Caso aprovadas, o início das operações estariam condicionadas ao recebimento de novas aeronaves e ao cenário macroeconômico da região.

A companhia aérea de ultrabaixo custo tem planos para oferecer onze rotas para dez destinos no Brasil. As cidades solicitadas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e Foz do Iguaçu. 

Mapa JetSmart
Rotas solicitadas pela subsidiária da JetSmart no Peru. Imagem-Great Circle Mapper

Todas as rotas teriam como origem o aeroporto de Lima e seriam realizadas diariamente, além de uma ligação direta entre Iquitos e Manaus, a capital amazonense concentra uma grande comunidade peruana.

Os voos ainda sem datas preestabelecidas e condicionadas a aprovação das agências regulatórias, cumprem os requisitos do acordo bilateral firmado entre os dois países para o transporte de passageiros e cargas aéreas.

A JetSmart já atua no mercado brasileiro oferecendo voos para Santiago do Chile. Os voos saem dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, no Paraná. O serviço para a capital fluminense é realizado três vezes por semana, enquanto a cidade do interior paranaense é atendida com duas frequências semanais. Ambas as rotas são operadas com aeronaves A320neo configuradas para até 186 passageiros.

Em abril, a transportadora chilena passa a operar a ligação direta entre São Paulo e Santiago.

Com certificados operacionais que permitem atuar nos mercados domésticos da Argentina, Chile e Peru, a JetSmart opera 76 rotas na América do Sul, além de 16 rotas internacionais, que conectam sete países, incluindo também o Brasil, Colômbia, Uruguai e Paraguai.

A empresa com sede em Santiago do Chile possui em sua frota 24 aeronaves da família A320, além de pedidos para mais 106 jatos da Airbus com entregas programadas até 2030.

Expansão na América do Sul

Além dos voos para o Brasil, a JetSmart solicitou o direito de operar diariamente entre Lima e Buenos Aires. Atualmente a rota é atendida pela subsdiária argentina da empresa.

Já no Uruguai e Paraguai, a transportadora pretende conectar respectivamente Montevidéu e Assunção a Lima com serviços diários. Ambas as rotas contam com voos apenas da Latam.

A321N
JetSmart recebeu seu quarto A321neo, empresa possui uma frota de 24 aeronaves.

A JetSmart já atua no Paraguai, disponibilizando passagens entre Asssunção e Buenos Aires, com aeronaves da unidade argentina desde o último mês de novembro.

No Chile, a unidade peruana da empresa de ultrabaixo custo pretende operar a rota que liga Trujiillo a Santiago, a ligação é operada três vezes por semana com aeronaves da JetSmart Chile. Outra rota solicitada no país é entre Cusco e a capital chilena, o pedido contempla sete voos semanais. A ligação é operada pela concorrente Latam.

O pedido de novos voos no Chile complementam as rotas autorizadas anteriormente com saídas de Santiago para Lima e Arequipa.

Com autorização para operar em Quito, Guayaquil e Latacunga a partir da capital peruana, a JetSmart solicitou quatro novas rotas no Equador, incluindo voos de Guayaquil para Piura e de Cuenca para Lima, Talara e Piura.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Wesley Lichmann
Publicado em 20/03/2023, às 14h49


Mais Notícias