AERO Magazine
Busca

Tiltrotor no Japão

Japão recebe uma das mais avançadas aeronaves militares do mundo

Exército de autodefesa japonês começa a operar com o V-22 Osprey


Tiltrotor V-22 Osprey alia capacidade de avião e helicóptero e amplia capacidade de defesa japonesa

O Japão recebeu seu primeiro V-22 Osprey, a aeronave tiltrotor de grande capacidade, que alia características de operação entre um helicóptero e um avião turbo-hélice. A cerimônia de entrega ocorreu em Camp Kisarazu, no Japão.

A aeronave marca a estreia da Força de Autodefesa Terrestre do Japão (JGSDF) como primeiro operador estrangeiro do V-22, seguindo as forças armadas dos Estados Unidos.  O V-22 é capaz de realizar missões consideradas impossíveis para aeronaves de asa fixa e de asas rotativas, visto que o primeiro não permite decolar ou pousar na vertical, enquanto o segundo sofre com baixa capacidade de transporte e velocidade limitada.

O V-22 oferece uma maior eficiência operacional e menores custos logísticos para as forças militares, ainda que os custos operacionais sejam consideravelmente elevados. O tiltrotor japonês foi desenvolvido com configuração exclusiva, incluindo um sistema de comunicação único e tratamento especial para resistir à corrosão gerada pela operação próxima ao mar.

Como parte do projeto de entrega, o JGSDF fez treinamentos com os fuzileiros navais dos Estados Unidos para obter proficiência na aeronave. “A entrega do primeiro V-22 japonês é um marco importante e representa a nossa forte parceria com o governo do Japão”, disse Shane Openshaw, vice-presidente de programas tiltrotor da Boeing e vice-diretor de programas da Bell Boeing. “A capacidade do Osprey de realizar missões mais difíceis nos ambientes operacionais mais desafiadores reformulará o que é possível para a Força de autodefesa no solo do Japão”, complementou o executivo.

Com o novo equipamento o Japão se une aos Estados Unidos como operador do V-22 Osprey, que tem sido empregado em complexas missões de transporte de pessoas, suprimentos e equipamentos. O modelo ainda realizou diversas operações de apoio humanitário e de busca e resgate.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 20/07/2020, às 14h30 - Atualizado em 22/07/2020, às 17h29


Mais Notícias