AERO Magazine
Busca

Capacidade aérea ampliada

Japão anuncia pedido de 17 helicópteros Boeing CH-47JA Block II Chinook

Japão torna-se o quarto país a adquirir o CH-47 Block II, ao lado dos EUA, Reino Unido e Alemanha


Os novos CH-47 Block II Chinooks garantem que o Japão mantenha operações aéreas de transporte pesado modernas e eficientes - Boeing/Divulgação
Os novos CH-47 Block II Chinooks garantem que o Japão mantenha operações aéreas de transporte pesado modernas e eficientes - Boeing/Divulgação

As Forças de Autodefesa do Japão (JSDF) encomendaram 17 CH-47 Block II Chinooks Extended Range para modernizar sua frota, substituindo alguns de seus aviões CH-47 JA. As aeronaves serão coproduzidas pela Boeing e pela Kawasaki Heavy Industries (KHI).

A Boeing e a KHI entregaram mais de 100 Chinooks para as JSDF desde a década de 1980, tornando este um dos programas de fabricação sob licença mais duradouros e bem-sucedidos no Japão.

“Este contrato fortalece nossa relação de décadas com a KHI e fornece melhorias críticas de capacidade que manterão as Forças de Autodefesa do Japão operando aeronaves de transporte pesado por décadas”, disse Heather McBryan, vice-presidente e gerente de programa de Cargas da Boeing. “A configuração Block II e os controles de voo digital modernizarão e melhorarão significativamente as capacidades de transporte de helicópteros do Japão, aumentando a estabilidade, segurança e eficiência das aeronaves.”

O CH-47 Block II Chinook Extended Range é a próxima geração de helicóptero de transporte pesado e multimissão. Esta aeronave possui um cockpit digital avançado, estrutura reforçada, tanques de combustível aprimorados e outras melhorias que permitem maior desempenho e compatibilidade com a frota global em expansão de Chinooks atualizados. A adoção do design moderno e da arquitetura de aviônica permite futuras atualizações tecnológicas e a capacidade de expandir ainda mais as capacidades operacionais.

O Japão se junta aos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha como o quarto cliente global para esta configuração avançada, garantindo que as JSDF permaneçam na vanguarda da aviação de transporte pesado nos próximos anos.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 13/02/2025, às 20h04


Mais Notícias