AERO Magazine
Busca

Versão modernizada

Itália recebe novo helicóptero multimissão da Leonardo

Os HH-139B ampliam e modernizam a capacidade da força aérea italiana


Força aérea italiana espera ampliar sua capacidade de resposta para casos de emergência com os novos HH-139B 

A Leonardo entregou o primeiro helicóptero bimotor HH-139B para a Força Aérea Italiana. Trata-se de uma variante customizada da plataforma o AW139, que deverá ser empregado em apoio ao atendimento a emergências e para a segurança em todo o país.

O helicóptero será operado pela 15ª Asa da Força Aérea Italiana, que é responsável pelas tarefas de busca e salvamento e apoia a comunidade nacional em caso de operações de socorro em desastres.

Os HH-139B realizarão uma série de missões, incluindo busca e resgate, combate a incêndios, interceptação de movimentação lenta, voando em complemento aos treze 13 HH-139ª já em serviço e aos quatro VH-139A, este último usado para missões de transporte do governo.

De acordo com a Leonardo, em comparação a série HH-139A, os novos helicópteros oferece algumas melhorias como novos eletro-ópticos, radar aperfeiçoado, guindaste de resgate de maior capacidade e um console de missão na cabine. A aviônica central contará com a versão de software Fase 8, permitindo navegação e missões ainda mais avançadas e seguras em qualquer clima.

O exemplar entregue é o primeiro de dezessete HH-139B encomendados, cujo contrato deverá ser concluído ainda no próximo ano. Atualmente a família AW139 possui mais de 1.100 aeronaves em serviço em 70 países, que acumularam mais de 2,9 milhões de horas de voo.

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) apresentará em breve o Boeing MH-139 com base no AW139 para substituir a envelhecida frota UH-1N.

A força aérea italiana espera aproveitar a grande capacidade do modelo e sua flexibilidade de emprego, que permite a aeronave ser rapidamente reconfigurada de SAR para MEDEVAC ou combate a incêndios.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/12/2020, às 15h00 - Atualizado às 15h47


Mais Notícias