AERO Magazine
Busca

Menos barulho

Israel vai proibir aviões quadrimotores em Tel Aviv

Principal aeroporto de Israel vai proibir os aviões quadrimotores a partir de 2023


A El Al deixou de operar aviões com esta configuração, como o Boeing 747-400, em 2019 - Divulgação
A El Al deixou de operar aviões com esta configuração, como o Boeing 747-400, em 2019 - Divulgação

Com o intuito de combater o ruído no entorno do aeroporto internacional de Tel Aviv (TLV), Israel decidiu proibir a operação de aviões quadrimotores no principal terminal do país, a partir de março de 2023.

A decisão é meramente formal, visto que não há a operação de aviões com esta configuração por ali desde setembro de 2019, quando a principal companhia aérea da região, a El Al Israel Airlines, encerrou os voos com os seus Boeing 747-400.

Ao redor do mundo os quadrimotores estão operando basicamente em voos cargueiros, onde a família 747-400F e 747-8F contam com ampla presença. Já os Airbus A340 estão em fase final de operação na maioria das empresas, aproximando assim a aviação comercial de transporte de passageiros do final da era dos quadrimotores, iniciada na década de 1930 com os modelos a pistão.

A descontinuidade dos quadrimotores em Israel vai de encontro com o seu declínio pelo setor aéreo, acentuado desde o início da pandemia de covid-19, por conta dos altos custos com o querosene de aviação (QAV), cujo preço atualmente está em níveis elevados por conta dos conflitos na Ucrânia, os custos com manutenção e a necessidade da substituição por aviões mais eficientes e menos poluentes.

Saiba mais...

No Brasil aviões quadrimotores estão mais presentes como cargueiros, especialmente em voos para o aeroporto internacional de Viracopos (VCP), em Campinas. Já entre voos de passageiros a alemã Lufthansa é a única companhia aérea que mantém voos com aviões de quatro motores para o país, de Frankfurt (FRA) para São Paulo (GRU), com o Boeing 747-8.

A expectativa é que a Emirates Airline poderá retomar seus voos com o A380 para o país, tornando São Paulo a única cidade do Brasil com voos regulares com ambos os modelos de jatos de quatro motores.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Marcel Cardoso
Publicado em 05/09/2022, às 06h32


Mais Notícias