O governo do país confirmou recentemente a aquisição de caças sino-paquistanês JF-17 Thunder
O governo do Iraque estaria interessado na aquisição de equipamentos bélicos franceses, incluindo 14 caças Dassault Rafale e tanques T-90, divulgou o site Defense News.
“A França se ofereceu para vender 20 drones; atualmente o [Ministério da Defesa] iraquiano está realizando uma análise técnica”, disse Norman Ricklefs, que lidera a consultoria geopolítica NAMEA Group e anteriormente foi consultor do ministro do Interior do Iraque e do secretário-geral do MoD, ao Defense News.
Uma delegação de militares iraquianos deverá ir à França avaliar de perto tais equipamentos militares.
Até o momento, ainda é aguardado uma posição do governo francês sobre a iniciativa do Iraque em modernizar suas forças armadas com equipamentos procedentes de Paris.
Na parte aérea, tem os caças Rafale que, caso sejão adquiridos, irão ampliar a crescente lista de pedidos internacionais. Esta conta com países como: Emirados Árabes, Grécia, Catar, Sérvia, Cróacia, Egito, Índia e Indonésia.
Vale ressaltar que Bagdá anunciou recentemente a aquisição de 12 caças JF-17 Thunder (aeronave de fabricação binacional entre Paquistão e China). Com esse interesse no Rafale, não se sabe como ficará a questão do JF-17: se a força aérea vai operar apenas uma das aeronaves ou uma frota mista.
Por André Magalhães
Publicado em 15/02/2022, às 09h01
+lidas