AERO Magazine
Busca

Administração (agora) com controle

Infraero firma contrato para serviços em aeroporto catarinense

Estatal implantará sistema de arrecadação e cobrança de tarifas aeroportuárias


Aeroporto de Xanxerê

Administração não tinha controle de pousos, decolagens e cobranças de tarifas | Foto: Infraero/Divulgação - Via Foto Xanxerê.

A Infraero firmou contrato com a Prefeitura de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, para a implantação do Sistema Unificado de Arrecadação e Cobrança de Tarifas Aeroportuárias (Sucotap) no aeroporto regional da cidade (AXE).

O Sucotap é um conjunto integrado de normas, procedimentos, recursos (humanos, tecnológicos e financeiros) e instrumentos de controle da gestão do aeroporto. O sistema será utilizado para processar, cobrar, arrecadar e efetuar o repasse à Prefeitura do valor arrecadado com as tarifas aeroportuárias de embarque, pouso, permanência e conexão das operações realizadas no aeroporto, de acordo com a legislação.

O responsável pelo terminal, Rivael Sander Freschi, disse que até o contrato firmado com a Infraero, o município não tinha controle dos pousos e decolagens feitos e nem das cobranças das tarifas aeroportuárias das aeronaves, cobrança essa que é feita em todos os aeroportos brasileiros.

AXE tem uma pista de 1.150 metros de extensão com código 1-VFR, o que permite peso máximo de decolagem de 11 toneladas e permite operações de aeronaves de até 40 passageiros. Atualmente, não há voos comerciais para o local, fazendo com que passageiros tenham de se deslocar para Chapecó (XAP), a quase 60 km de distância.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 08/02/2022, às 07h55 - Atualizado às 08h05


Mais Notícias