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Impressão em 3D se torna padrão na aviação

GE Aviation produz bicos injetores em impressoras 3D


Durante o Dubai Airshow 2013 a GE Aviation e a Emirates Airline assinaram um concordo de US$11 bilhões referente à compra de 300 motores GE9X, que vão equipar os Boeing 777X da empresa árabe.

A encomenda não marcou apenas a venda de um novo modelo de motor ou aeronave, mas especialmente o triunfo da tecnologia aeronáutica. A produção de um motor como o GE9X, que são mais leves e econômicos sem novos processos de produção. A resposta, está na manufatura aditiva ou impressão 3D.

Para muitos de nós, a impressão em 3D é uma tecnologia emergente que faz manchetes periodicamente quando alguém imprime algo inusitado, como um automóvel completo ou uma peça no espaço. Entretanto, o valor real da impressão em 3D reside na engenharia de precisão. A GE Aviation utiliza o laser como fonte de energia para sinteruzar (derreter) o material em pó em pontos definidos pelo modelo em 3D, aglutinando o material para formar uma estrutura sólida. O potencial dessa tecnologia levou a GE adquirir, no final de 2012, a Morris Technologies e sua coirmã Rapid Quality Manufacturing, especializadas em tecnologia 3D.

Em paralelo, a GE Aviation e a Parker Aerospace também estabeleceram uma joint-venture, Advanced Aviation Technologies, para fabricar bicos injetores avançados.

Normalmente os bicos injetores são montados com cerca de 20 peças diferentes. Com a manufatura aditiva os engenheiros podem montar uma peça única por meio da deposição sucessiva de materiais. Neste processo os projetistas enviam o projeto digital as impressoras 3D que fundem camadas sucessivas de metal em pó, cada qual com 20 micras de espessura, até atingir o formato desejado. O processo permite a gestão de projetos complexos, impossíveis de implementar com os processos anteriores. Além disso as peças são mais leves que aquelas forjadas, já que não exigem os complexos níveis de soldagem.

Ernesto Klotzel
Publicado em 30/03/2015, às 14h00 - Atualizado às 14h26


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