AERO Magazine
Busca

Anti fogo

Hercules da FAB apoia combate a incêndio na Serra da Mantiqueira

Sistema instalado no avião conta com capacidade para lançar até 12 mil litros de água


Força aérea enviou um Hercules para combater um incêndio florestal entre os estados de Minas Gerais e São Paulo

A força aérea realizou entre os dias 19 e 20 de julho uma operação especial para combate ao incêndio na Serra Fina, localizado na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Os militares empregaram um C-130 Hercules, equipado com o Sistema de Combate a Incêndio Modular (MAFFS, na sigla em inglês). O equipamento de combate a incêndio conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião, a uma altura aproximada de 150 pés (46 metros).

O C-130 tem capacidade de lançamento de até 12 mil litros de água, além disso, o reservatório em solo tem capacidade para 22 mil litros de água, tornando o avião um importante aliado na capacidade operacional para o combate ao incêndio. Além da FAB, o ICMbio e diversas instituições dos estados de São Paulo e Minas Gerais também estão atuando na operação, com o emprego de brigadistas e aeronaves.

A aeronave pertence ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) — Esquadrão Gordo, baseado no Rio de Janeiro.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 22/07/2020, às 16h30 - Atualizado às 17h18


Mais Notícias