A Helisul será a primeira operadora de helicópteros no mundo a utilizar uma frota aprimorada por Inteligência Artifical
A Helisul Aviação vai utilizar um sistema visual de alerta de tráfego baseado em inteligência artificial (IA), desenvolvido pela suíça Daedalean. O pacote PilotEye foi desenvolvido em parceria com a Avidyne e conta com recurso de consciência de tráfego baseado em dados do ADS-B e que utiliza processos de IA para a detecção de tráfego não cooperativo.
A Helisul irá adicionar a tecnologia em seus helicópteros Airbus AS350 em parceria com a Daedalean, com expectativa de no futuro poder oferecer a tecnologia e o serviço de instalação para clientes em toda a América Latina.
O PilotEye é um sistema de consciência de tráfego aprimorado, onde emprega dados do ADS-B com imagens de vídeo em tempo real, alimentadas por câmeras montadas no helicóptero e através de um computador de bordo processa os dados como uma rede neural.
Segundo a Daedalean, o modelo machine-learned é capaz de reconhecer todos os tipos de perigos aéreos, incluindo pássaros, drones, planadores, parapentes e outros objetos de voo não equipados com transponders.
A Helisul se tornou o primeiro cliente do PilotEye no mundo, permitindo à empresa ganhar experiência inicial com o sistema, o que permitirá também coletar dados em situações e ambientes específicos para seus projetos e serviços, como busca e salvamento. No futuro esses dados permitirão que a Daedalean personalizar os algoritmos de acordo com as necessidades da Helisul.
O sistema está atualmente fase de certificação pela FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos,c om validação simultânea pela agência de segurança da aviação europeia (EASA, na sigla em inglês).
“Estamos orgulhosos de adotar o sistema de IA da Daedalean e de nos tornarmos a primeira operadora de helicópteros a apresentar a cabine de comando mais avançada do setor”, disse Humberto Biesuz, superintendente executivo da Helisul.
Por Micael Rocha
Publicado em 15/03/2024, às 13h00
+lidas