AERO Magazine
Busca

Evolução nas asas rotativas

Helicóptero suíço vai testar nova geração de pás do rotor principal

Kopter retoma campanha de ensaios em voo do SH09 e vai validar mudanças aerodinâmicas importantes


A Kopter foi incorporada recentemete pela italiana Leonardo e deverá avançar no desenvolvimento do novo SH09

A suíça Kopter, parte do grupo italiano Leonardo, anunciou que as atividades de testes de voo do terceiro protótipo do helicóptero SH09 (designado P3) foram reiniciados na região da Sicília, na semana passada.

Os ensaios em voo haviam sido suspensos em março, devido à situação da covid-19 na Itália. Agora as equipes de manutenção de protótipos e testes de voo da Kopter estão preparando o P3 para realizar todas as verificações necessárias para retomar voo de ensaio.

LEIA TAMBÉM

Com a retomada das atividades, a Kopter deverá validar a nova configuração do rotor principal, que sofreu uma série de melhorias no terceiro protítipo. Desde janeiro, o helicóptero de testes está voando com uma cabeça de rotor principal modificada e um design das pás mais avançado que das gerações anteriores, contanto com novas soluções aerodinâmicas, que tem otimizado o comportamento dinâmico do helicóptero com a redução da carga de trabalho do piloto em todas as fases de voo.

A Kopter deverá realizar nos próximos meses, ensaios adicionais no P3, incluindo um novo projeto do cubo de rotor de cauda, integração da suíte de aviônicos Garmin G3000H e um novo pacote aerodinâmico para o cone de cauda, além da configuração final do rotor principal com as pás mais recentes e os controles de voo revisados.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 26/06/2020, às 17h00 - Atualizado às 17h25


Mais Notícias