AERO Magazine
Busca

Voo autônomo

Helicóptero sem piloto dos EUA está voando no Pacífico

O MQ-8C Fire Scout é um helicóptero não tripulado que cumpre missões estratégicas para a Marinha dos EUA


O helicóptero MQ-8C Fire Scout é uma aposta no desenvolvimento cada vez maior de aeronaves não tripuladas - Marinha dos EUA
O helicóptero MQ-8C Fire Scout é uma aposta no desenvolvimento cada vez maior de aeronaves não tripuladas - Marinha dos EUA

A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) implantou na região do Indo-Pacífico o helicóiptero não tripulado MQ-8C Fire Scout, que está a bordo do USS Jackson (LCS-6), navio de combate do litoral.

O MQ-8C é um helicóptero não tripulado da Northrop Grumman e tem estrutura básica, incluindo fuselagem e motores, derivados do helicóptero Bell 407, enquanto os sistemas de controle e de combate são oriundos do MQ-8B Fire Scout.

A aeronave em questão pode cumprir missões de inteligência marítima, vigilância, reconhecimento e direcionamento.

“Enquanto o Fire Scout ainda estará ativo nos navios de combate litorâneos restantes, o sistema está sendo construído no design da fragata da classe Constellation, mais notavelmente no USS Constellation (FFG-62), bem como em outras classes de navios”, disse Dennis Monagle, capitão da marinha norte-americana.

Em breve o Fire Scout será capaz empregar sistemas de contramedidas de minas e guerra antissubmarino, características essenciais para o combate marítimo.

Não é a primeira vez que o MQ-8C é implantado em um navio litorâneo da marinha dos Estados Unidos. O helicóptero autônomo já esteve no Mar do Caribe, abordo do USS Milwaukee (LCS-5).

O MQ-8C Fire Scout também permite o compartilhamento de informações de sensores em uma força distribuída, aumentando ainda mais a capacidade de sobrevivência, ao mesmo tempo que reduz o risco e a carga de aeronaves tripuladas.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 26/05/2022, às 08h49


Mais Notícias