AERO Magazine
Busca

Operação embarcada

General Atomics irá criar versão do naval do drone MQ-9B

Drone MQ-9B não irá precisar de catapultas para decolar de porta-aviões


Primeiro voo de um drone MQ-9 aconteceu em fevereiro de 2011 - General Atomics Aeronaltical
Primeiro voo de um drone MQ-9 aconteceu em fevereiro de 2011 - General Atomics Aeronaltical

A empresa General Atomics Aeronaltical (GA-ASI) anunciou o desenvolvimento de uma versão do veículo aéreo não tripulado (UAV na sigla em inglês) MQ-9B para operações em porta-aviões.

A GA-ASI informou que a aeronave poderá realizar decolagem e pousos curtos (Stol, na ingla em inglês) e que os modelos que terão tais capacidades serão o SkyGuardian e o SeaGuardian.

"Imagine tirar a capota rígida do seu Jeep. Você o levanta, guarda na garagem e agora você tem um veículo aberto. Se chover, você coloca a capota rígida de volta. Nós somos iguais. Pegue um MQ-9B padrão, coloque o kit STOL e depois voe”, disse David R. Alexander,  presidente da GA-ASI.

Um dos detalhes que serão incluindos nos futuros modelos embarcados são as asas dobráveis , para a melhor acomodação no hangar do navio. Outro ponto destacado pela empresa é que não será necessário o uso de catapulta para o lançamento do MQ-9B

O UAV poderá realizar diversas missões estratégicas como Inteligência, Vigilância e Reconhecimento sobre vastas áreas marítimas.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 11/05/2022, às 09h40 - Atualizado às 09h41


Mais Notícias