AERO Magazine
Busca

Voo autonômo

Helicóptero militar voa sem piloto e transporta carga nos EUA

Teste com carga ocorreu no Arizona e envolveu um helicóptero UH-60 Black Hawk do Exército do EUA que voou sem pilotos


Voo autonômo proporciona uma missão de combate sem a perda de vítimas - Sikorsky
Voo autonômo proporciona uma missão de combate sem a perda de vítimas - Sikorsky

Um helióptero UH-60 Black Hawk realizou um uma série de voos completamente autônomos, voando sem pilotos e realizando o transporte de cargas durante os teste de avaliação. Os voos ocorreram no dias 12, 14 e 18 de outubro, em Yuma, no Arizona.

O voo foi coodernado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (Darpa, sigla em inglês), que estruturou o projeto, assim como pelo fabricante do helicóptero, a Sikorsky. 

Este teste compõe o Projeto Convergência 2022 do Exército dos EUA, que busca viabilizar operações complexas envolvendo apenas um piloto ou voos completamente autônomos, utilizando a tecnologia Matrix, desenvolvida pela Sikorsky.

A primeira parte do teste envolveu decolar e pousar a aeronave com pilotos, mas um voo de cruzeiro autônomo, onde o Matrix realizou toda a coordenação necessária para permitir chegar ao destino.

Um dos voos que percorreu 133 quilômetros incluiu o transporte de 400 unidades de bolsas de sangue, simulando um transporte de um seguimento aeromédico.

Outra parte da missão consistiu em um voo completamente autônomo, com o transporte de uma carga de 1.170 quilos, que foi suspensa sob a aeronave, em um dos mais arriscados tipos de movimentação realizada por helicópteros. O voo durou 30 minutos e foi concluído com sucesso. O sistema de gerenciamento do Matrix realizou a decolagem com o içamento da carga, voo de cruzeiro, entrega do volume externo e posterior pouso. Também foi verificado que em uma situação de ameaça ou emergência um operar em terra pode comandar a liberação da carga.

"Sem piloto ou com tripulação reduzida pode ser realizado com segurança missões críticas e de salva-vidas, dia ou noite, em terrenos complexos e em espaços de batalha contestados", relatou Igor Cherepinsky, diretor da Sikorsky Innovations.

A expectativa é que grande parte dos voos com aeronaves de grande capacidade, incluido helicópteros médios como o Black Hawk, possa ser realizado sem pilotos já nos próximos anos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 04/11/2022, às 08h30


Mais Notícias