AERO Magazine
Busca

Provocação e recado

Helicóptero militar russo invade a Finlândia em meio à tensão da guerra

Segundo caso de invasão russa em menos de um mês; país nórdico está prestes a decidir se entra para a Otan


Helicópteros Mil Mi-17 estão sendo enviados à Ucrânia pelos Estados Unidos - TASS / Ladislav Karpov
Helicópteros Mil Mi-17 estão sendo enviados à Ucrânia pelos Estados Unidos - TASS / Ladislav Karpov

No último dia 4 de maio, um helicóptero militar russo Mil Mi-17 invadiu o espaço aéreo da Finlândia em um momento de tensão na Europa, sobretudo com a própria Rússia que está em conflito com a Ucrãnia.

A aeronave de asas rotativas voou por cerca de 3 milhas náuticas ( em torno de 5 km) sobre território finlandês. Em nota, o Ministério da Defesa do país nórdico diz que uma investigação já está em andamento.

Devemos lembrar que em abril outra aeronave russa invadiu o espaço aéreo finlandês, no caso foi um avião IL-96-300.

A invasão de um espaço aéreo já é alvo grave. Contudo, para a Finlândia é ainda mais, isto porque tanto eles quanto a Suécia deverão decidir em breve se irão aderir ou não a entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Moscou já demonstrou que não gosta disto e fez ameças a ambos caso entrem para a organização militar ocidental.

Uma delas foi que "iriam pocionar armas nucleares na fronteira com os países". Na visão da Rússia, o avanço da Otan para áreas próximas ao seu território é considerado um risco a soberania do grande país.

Saiba Mais...

Também houve invações justamente na Suécia que está em meio a decisão. Foram dois ocorridos, sendo o primeiro dia 2 de março, quando dois caças-bombardeiros Su-24 e dois caças Su-27 invadiram brevemente o espaço aéreo da Suécia que chegou a acionar seus caças JAS-39C Gripen.

O último caso aconteceu no último domingo (1), na ocacisão uma aeronave de reconhecimento An-30 entrou não só no espaço aéreo sueco, mas também no da Dinamarca, que acionou um F-16 Fighting Falcon para averiguar de perto a aeronave.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 06/05/2022, às 09h45


Mais Notícias