No mercado brasileiro, Latam transportou mais de 2 milhões de passageiros com taxa de ocupação de 77,8%
O Grupo Latam informou anteontem (13), que a demanda (RPK) consolidada aumentou 28,6% na comparação ao mesmo período de 2022. A oferta (ASK) da companhia registrou crescimento de 25,3%. A taxa de ocupação média foi de 81,9%, alta de 2,1 pontos percentuais.
A procura por voos domésticos pela Latam no mercado brasileiro teve aumento de 16,6%, enquanto a capacidade cresceu 21,7%, resultando em uma taxa de ocupação de 77,8%, queda 3,4 pontos percentuais na comparação anual.
Durante o mês de fevereiro a companhia transportou 2,3 milhões de passsageiros apenas nas operações domésticas realizadas no Brasil. O número de clientes é 21% do que o registrado um ano antes.
A demanda em países de língua espanhola, incluindo os voos nacionais operados no Chile, Colômbia, Equador e Peru, diminuiu 3,3%, seguindo redução de 4,7% na oferta de assentos. A taxa de ocuapação em fevereiro cresceu 1,1 ponto percentual, para 83,4%.
O número de passageiros no mercado internacional, incluindo a operação brasileira, cresceu 59,1%, acompanhando incremento de 45,8% na capacidade, resultando em uma ocupação média de 84,3%, variação positiva de 7,0 pontos percentuais. No consolidado do mês a empresa transportou 930 mil pasageiros nas operações internacionais.
O Grupo Latam encerrou o mês de fevereiro com 5,2 milhões de passageiros transportados, incluindo a operação brasileira, que foi responsável por quase metade do fluxo de clientes no período.
Com o fim das operações da Viva, a companhia pretende aumentar sua oferta na Colômbia. Para isso, serão incorporadas até cinco aeronaves da família A320 nos próximos meses, que incrementarão as operações no país. No Brasil, a Latam vai iniciar sua nova rota entre o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 15/03/2023, às 15h30
+lidas