Um por todos...

Grupo de países europeus recebe novo avião reabastecedor da Airbus

Pool ligado a Otan vai operar oito A330MRTT de forma compartilhada em missões diversas


Seis países europeus membros da Otan compram frota de aviões A330MRTT que serão operados de forma conjunta

A Airbus entregou formalmente a primeira de oito aeronaves A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) encomendadas pela frota multinacional da Otan para aeronaves de reabastecimento (MMF). A cerimônia foi realizada na unidade do fabricante em Getafe, na Espanha.

A nova aeronave servirá as forças armadas da unidade multinacional formada pela Holanda, Luxemburgo, Noruega, Alemanha, Bélgica e República Tcheca. Amanhã (30/06) o A330MRTT da Otan seguirá em direção à sua principal base operacional, localizada em Eindhoven, na Holanda. A frota do MMF também conta com uma base secundária, a Forward Operating Base, em Colônia, na Alemanha.

LEIA TAMBÉM

“Como parceiro de confiança das forças armadas [da Europa], a Airbus está extremamente orgulhosa de ver o seu A330 MRTT na vanguarda e pronto para garantir capacidades decisivas e interoperabilidade para os países parceiros da OTAN”, disse Dirk Hoke, CEO da Airbus Defence e Space.

O Programa MMF é financiado por seis nações que terão o direito de operar as aeronaves pertencentes à OTAN em um acordo de pool. O A330 MRTT será configurado para reabastecimento em voo, transporte de passageiros, carga e operações de evacuação médica (MEDEVAC), atuando como uma aeronave estratégica.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides

Publicado em 29 de Junho de 2020 às 19:00


Notícias notícia de aviação aeronave avião Airbus A330 A330 MRTT revo Alemanha Holanda Luxemburgo cargueiro reabastecedor KC