AERO Magazine
Busca

Privatização

Governo português prepara decreto para privatizar a TAP antes de outubro

Governo português deve aprovar diretrizes do processo de privatização da TAP nos próximos meses, leilão deve ocorrer ainda no terceiro trimestre


Três grandes empresas do setor tem interesse na TAP - Luís Neves
Três grandes empresas do setor tem interesse na TAP - Luís Neves

As diretrizes do processo de privatização da TAP Air Portugal devem estabelecidas pelo governo português ainda no terceiro trimestre deste ano. 

Em entrevista à agência de notícias Bloomberg, Fernando Medida, Ministro das Finanças de Portugal, afirmou que o governo vai publicar nas próximas semanas um decreto estabelecendo as regras para a venda do controle acionário da TAP.

O governo português manterá uma posição acionária estrátegica na companhia aérea. Uma das exigências de Portugal será a manutenção do centro de conexões (hub), em Lisboa. 

O leilão que definirá o novo proprietário da TAP, estava previsto para ocorrer no mês de julho, depois de duas consultorias independentes estabeleceram o valor da transportadora.

No início desde mês, a companhia aérea informou que o governo contratou a Ernst & Young e o Banco Finantia para realizar avaliações que definirão os valores do certame que deve ocorrer antes de outubro.

Três grandes empresas aéreas possuem interesse na TAP, a Air France-KLM, o Grupo Lufthansa e o International Airlines Group (IAG). 

A TAP transportou 7,58 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2023, alta de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, mas 4% quando comparado a 2019, ano pré-crise sanitária.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 12/07/2023, às 19h44


Mais Notícias