CMA CGM Group fecha parceria no setor de cargas e pode comprar 9% da Air France-KLM
O Grupo Air France-KLM e o grupo francês CMA CGM assinaram uma parceria estratégica de longo prazo no mercado de carga aérea, fazendo com que ambas as partes combinem suas redes complementares de carga, capacidade total de cargueiros e serviços dedicados, a fim de construir uma oferta ainda mais competitiva no setor.
A CMA CGM também se tornará acionista de referência na Air France-KLM, com a intenção de assumir até 9% do capital social do grupo, por um período consistente com a implementação da parceria comercial estratégica.
“Trata-se de um marco que fortalecerá e expandirá significativamente a posição do Grupo na indústria de carga aérea. Também estou extremamente satisfeito que esta parceria comercial com a CMA CGM tenha resultado na decisão de investir diretamente no Grupo Air France-KLM”, segundo o CEO da Air France-KLM, Benjamin Smith.
O acordo terá duração inicial de dez anos. Os dois grupos irão operar exclusivamente a capacidade total das aeronaves cargueiras das respectivas companhias aéreas, consistindo inicialmente de uma frota de dez aeronaves e um adicional combinado de 12 aeronaves, pendentes de entrega.
Como AERO Magazine informou, em dezembro, a A CMA CGM Air Cargo, encomendou quatro Airbus A350F (cargueiros), subindo para nove o número de aeronaves deste tipo encomendadas pelo grupo, incluindo quatro A330-200F e uma outra unidade do mesmo modelo que está em vias de ser convertida.
“Essa parceria está totalmente alinhada com a estratégia da CMA CGM e sua ambição de se tornar líder em logística integrada, em benefício de seus clientes. Por meio de nossa participação na empresa, a Air France-KLM poderá contar conosco para apoiar seu desenvolvimento futuro”, segundo o CEO da CMA CGM, Rodolphe Saadé.
Marcel Cardoso
Publicado em 18/05/2022, às 11h10
+lidas