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Os ensinamentos do SpaceShipTwo


O acidente com o VSS Enterprise da Virgin Galactics revelou ao mundo um procedimento de gestão de crises sem igual. Ele foi operado pelo Escritório do Delegado de Polícia do Condado de Kern (KCSO), pela Conselho Nacional de Segurança do Transporte (NTSB) e pelas empresas Virgin Galactic e Scaled Composites.

Foram expostos procedimentos bem treinados, responsabilidades previamente definidas e um processo de comunicação social endereçado a todas as mídias, incluindo as redes sociais.

O CONDADO DE KERN

Ray Pruitt, do KCSO, foi o primeiro a chegar na cena do acidente, junto com sua equipe, e tomou a principais ações: busca e salvamento dos tripulantes e proteção e segurança do perímetro de queda dos destroços.

Foram eles que coordenaram a remoção do Peter Siebold (43), comandante do veículo espacial, para o hospital Antelope Valley, utilizando um helicóptero de resgate.

A ação da equipe começou às 10:30 da manhã do dia 31 de outubro e passou mais de 24 horas no local, segundo o relato do NTSB em sua primeira coletiva à imprensa. O sucesso das ações iniciais de investigação do acidente se devem à pronta resposta dessa unidade policial.

AS EMPRESAS

Tanto a Virgin Galactics quanto a Scaled Composites estavam prontas para um evento catastrófico. Foi impressionante a coordenação da alta direção das duas empresas.

Sir Richard Branson, o CEO da Virgin, voou imediatamente da Inglaterra para os Estados Unidos. Durante o voo e nas paradas para reabastecimento, ele foi capaz de manter seu blog e o twitter
funcionando, disparando mensagens que alcançaram o mundo todo, com mais de 2.600 retweets.

Até pelo menos 4 de outubro, Richard Branson estava na empresa conversando com os funcionários. O executiva já declarou também que qualquer um dos 700 futuros passageiros espaciais poderá recuperar seus pagamentos.

Ele segue a risca o descrito em seus livros. Apresenta-se para ser criticado, mas também coloca a verdade dos fatos. Foi assim que ele sobreviveu a outros acidentes, como o ocorrido na Virgin Trains em Grayrigg, no norte da Inglaterra, e do primeiro evento com a SpaceShipOne, ambos em 2007.

Da mesma maneira, o CEO da Virgin Galactics, George T. Whitesides, chamou uma coletiva de imprensa para apresentar as primeiras informações sobre o acidente.

Quase imediatamente, o site da Virgin Galactics [1] foi alterado para conter uma página frontal com os press releases de cada dia, bem como informações sobre o projeto e o veículo espacial.

O portal da internet da empresa Scaled Composites [2] também foi alterado e inclui várias informações sobre o acidente, endereçando as preocupações dos familiares e dos amigos das vítimas, bem como suportando o trabalho da imprensa.

A INVESTIGAÇÃO DO ACIDENTE

O NTSB chegou ao local no dia seguinte ao acidente, em 1 de novembro de 2014, com uma equipe de cerca de 15 pessoas, liderada pela investigadora-chefe Lorenda Ward, acompanhada pelo presidente interino do conselho, Christopher Hart, responsável por toda comunicação com a
imprensa.

Atualmente, o NTSB usa para divulgar suas informações os seguintes meios: portal na internet; twitter (@ntsb); canal no Youtube, para os videos; e o Flickr para postar fotos das investigações.

Em todos esses meios de comunicação, o NTSB foi efetivo em transmitir ao público mundial os fatos que estão sendo descobertos até o momento. Clique aqui [3] para ver a página da investigação do acidente.

Links:
[1] http://www.virgingalactic.com/statement-from-virgin-galactic/
[2] http://www.scaled.com/
[3] http://www.ntsb.gov/investigations/2014/mojave_ca/mojave_ca.html

Carlos Eduardo Pellegrino
Publicado em 06/11/2014, às 16h00 - Atualizado às 16h03


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