AERO Magazine
Busca

Aumento da possibilidade

G7 avaliou enviar caças F-16 à Ucrânia

Envio dos caças F-16 para a Ucrânia foi uma das pautas da reunião do G7 que ocorreu no Japão


Eventual envio de caças pode ser o maior destaque do apoio militar ocidental aos ucranianos - Divulgação
Eventual envio de caças pode ser o maior destaque do apoio militar ocidental aos ucranianos - Divulgação

O envio de caças F-16 a Ucrânia foi destaque entre os temas discutidos no encontro do G7, em Hiroshima, Japão. O bloco ocidental planeja formar de enviar aviões de combate para apoiar os ucranianos em um momento decisivo.

A criação de um coalizão para fornecer os caças norte-americanos esteve em pauta, bem como o treinamento dos pilotos ucranianos que têm experiência apenas em caças de origem soviética, como os MiG-29 e Su-27.

O fornecimento dos F-16 depende ainda da aprovação do Congresso dos EUA, mas o governo Joe Biden sinalizou que poderia trabalhar para autorizar o envio dos caças. Todavia, nada de concreto foi decido até o momento.

O encontro do G7 também reuniu outras nações que não percentecem ao grupo das nações mais ricas do mundo, incluindo o Brasil, que tem divergências no modo de conduzir o acordo de paz ou apoio material para a guerra.

O maior destaque do encontro foi a presença do presidente ucranianao Volodymyr Zelensky, que tem promovido um tour mundial para arrecadar apoio de líderes de diversos países. A Ucrânia solicita o envio dos caças desde o começo do conflito.

"Venceremos a guerra", disse Yuri Ignat, porta-voz da força aérea da Ucrânia à Espreso TV, em refer6encia a possibilidade de Kiev implantar os caças F-16, uma vez que eles poderiam fornecer cobertura defensiva em áreas que estavam fora do alcance dos mísseis antiaéreos.

A nova possibilidade de envio dos F-16 desagradou Moscou, onde o ministro das Relações Exteriores,Alexander Grushko, chegou a declarar que os países ocidentais correm "riscos colossais" no apoio militar aos ucranianos.

Os primeiros meses deste ano estão foram marcados por um massivo envio de armas ocidentais aos militares ucranianos, com destaque para sistema anti-aéreo norte-americano Patriot.

Por André Magalhães
Publicado em 22/05/2023, às 18h45


Mais Notícias