O TAI Hurjet será o futuro jato. de treinamento turco e conta com apoio brasileiro. O primeiro voo está planejado para março de 2023
O novo jato de treinamento turco TAI Hurjet foi revelado no dia 23 de dezembro pela Turkish Aerospace. A cerimônia de roll-out ocorreu com o modelo ainda em fase final de montagem, faltando ainda a integração com motor e demais sistemas.
É esperado que no início do ano o Hurjet esteja concluído e sejam iniciados os teste em solo, para manter o cronograma do primeiro voo planejado para o dia 18 de março.
#HÜRJETpic.twitter.com/NpIOx8r6Ca
— SavunmaSanayiST.com (@SavunmaSanayiST) December 23, 2022
O projetodo TAI Hurjet foi lançado em 2017, visando substituir a atual frota de treinadores de origem norte-americana T-38 Talon e CF-5 usados pela Força Aérea Turca (Türk Hava Kuvvetleri, no original).
A aeronave será capaz de voar supersônica, atingindo velocidades de até Mach 1.4, suportar forças de +8 /-3 G, além de ter uma capacidade de carga paga de 2.721 quilos, com alcance de 2.225 quilômetros.
A brasileira Akaer, especializada em projetos aeronáuticos, anunciou em 18 de novembro de 2021, que estava envolvida no desenvolvimento do Hurnet, trabalhando com os turcos na parte do projeto estrutural, incluindo questões de cálculo, assim como nas instalações das partes traseira e central da fuselagem.
"O maior desafio neste projeto foi revisar a concepção e ter toda a documentação do primeiro protótipo liberada em um prazo extremamente desafiador. Atender a este desafio só foi possível em função da larga bagagem acumulada no desenvolvimento de produtos aeronáuticos complexos para os setores de defesa", disse Fernado Ferraz, VP de Operações (COO), em nota da Akaer.
Para esse trabalho, técnicos e engenheiros brasileiros estão trabalhando de forma integrada, no Brasil e na Turquia.
Por André Magalhães
Publicado em 26/12/2022, às 09h55
+lidas