AERO Magazine
Busca

Furtivo e não tripulado

Novo drone stealth turco deverá voar neste ano

Drone Kızılelma tem capacidade stealth sendo fabricando pela mesma empresa turca que produz os TB2 em uso na guerra pela Ucrânia


Aeronave não tripulada terá a capacidade de pouso e decolagem a partir de porta-aviões - Baykar
Aeronave não tripulada terá a capacidade de pouso e decolagem a partir de porta-aviões - Baykar

O drone de stealth turco Kızılelma, que é destinado as operações embarcadas, concluiu com sucesso os testes de solo e deverá realizar seu voo inaugural nos próximos dias.

As informações sobre os testes em solo foram compartilhadas pelo Sistema Nacional de Veículos Aéreos de Combate Não Tripulados (MIUS, na sigla em inglês), bem como pela Baykar, o fabricante do drone que que ganhou destaque pelos drones Bayraktar TB2 usados pela Ucrânia contra forças russas.

O Kızılelma deverá realizar no futuro missões de apoio aéreo aproximado (CAS), ofensivas com mísseis, supressão de defesas aéreas inimigas (SEAD) e destruição de defesas aéreas inimigas (DEAD). A capacidade de carga últil do drone é estimada em 1.500 quilos.

A aeronave que é furtiva aos radares também será capaz de decolar e pousar de porta-aviões, incluindo o navio navio de assalto anfíbio e porta-helicópteros TCG Anadolu, principal embracação da marinha da Turquia.

Um fato interessente é a motorização da aeronave, que é de origem ucraniana. A empresa Ivchenko-Progress, assinou contrato com a Baykar para fornecer o motor AI-322F Turbofan. Por ora, não existe detalhes sobre eventuais problemas no fornecimento de componentes para o projeto.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 22/11/2022, às 08h30


Mais Notícias