AERO Magazine
Busca

2 milhões de tarefas para o Hercules

Frota mundial do C-130J completa 2 milhões de horas de voo

Versão mais recente do Hercules se destaca por capacidades acima dos modelos anteriores


Frota global do C-130J acumula mais de 2 milhões de horas de voo em 20 anos de operação

A frota global do C-130J Super Hercules atingiu a marca de 2 milhões de horas voadas. A marca histórica ocorre após 23 anos do primeiro voo da série “J”, lançada no início dos anos 1990 e que conta com uma série de melhorias em relação aos modelos anteriores.

Atualmente 22 operadores, em 18 países, utilizam o C-130J em distintas missões como missões de combate, transporte, reabastecimento em voo, operações especiais, resgate aeromédico, assistência humanitária, busca e salvamento, reconhecimento climático e combate a incêndios florestais. Recentemente a Lockheed Martin lançou a versão comercial, designada como LM-100J.

LEIA TAMBÉM

O C-130J conta com uma série de melhorias em relação aos C-130E/H, como novos motores Rolls-Royce AE 2100-D3, hélices em material composto, sistemas e suíte de aviônicos digitais, Head-up Display (HUD), melhorias em sistemas elétricos e hidráulicos, entre outros. As alterações possibilitaram um alcance 40% maior e velocidade máxima 21% superior aos modelos anteriores, enquanto a distância de decolagem se tornou 41% menor.

O modelo foi declarado operacional nos Estados Unidos em 1999, mas ao contrário das expectativas iniciais o C-130J não se tornou um substituto natural aos C-130 anteriores. Modelos mais antigos passaram a ser modernizados, mesmo que com desempenho inferior a série J, os custos se mostraram muito menores do que adquirir uma aeronave nova.

Atualmente a força aérea dos Estados Unidos possui a maior frota C-130J, sendo utilizados pelo Comando de Mobilidade Aérea, comando de combate aéreo, comando de ensino e treinamento aéreo, comando de operações especiais e unidades da guarda aérea nacional e da reserva da força aérea.

Atualmente o C-130 é um dos únicos aviões a terem uma produção ininterrupta por mais de seis décadas. Seu primeiro voo ocorreu em 23 de setembro de 1954, quando ainda era considerado um cargueiro pesado.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 15/10/2019, às 18h00 - Atualizado às 19h24


Mais Notícias