AERO Magazine
Busca

Substituto dos L-39

Força Aérea da Ucrânia avalia adquirir o Embraer Super Tucano

Projeto de modernização da frota de treinadores avalia o avião brasileiro


O Super Tucano projetado pela Embraer se tornou um dos mais bem-sucedidos aviões de treinamento e ataque leve do mundo

A Ucrânia está avaliando o brasileiro Super Tucano como opção para renovação de sua frota de treinadores. O objetivo é substituir seus L-39 Albatros, considerados já obsoletos e próximos do final da vida útil.

Além disso, o país estuda a renovação de toda sua frota de caças MiG-29, Su-27, Su-24M, Su-25 e Su-24МР, herdados de quando ainda era uma República da União Soviética. O país que foi um dos mais importantes dentro do antigo regime soviético entrou em atrito com a Rússia, especialmente após a anexação por parte de Moscou da região da Crimeia, uma das mais importantes do Mar Negro.

Em nota oficial a força aérea da Ucrânia confirmou o interesse no treinador brasileiro, ainda que não tenha especificado quais demais concorrentes estão sendo analisados e nem o prazo para definição da escolha do novo avião.

“A aeronave Super Tucano foi considerada, durante viagem de trabalho da delegação da Força Aérea da Ucrânia ao Brasil em 2019, como uma aeronave de treinamento e combate que pode substituir os L-39”, afirma a força aérea.

O Aero L-39 Albatros é um jato de treinamento de alto desempenho desenvolvido na então Tchecoslováquia pela Aero Vodochody. O avião foi projetado na década de 1960 para substituir o Aero L-29 Delfín como principal aeronave de treinamento de diversos países sob influência soviética.

Uma das curiosidades é que o L-39 Albatroz foi a primeira aeronave de treinamento a ser equipada com um motor turbofan, ao receber o Ivchenko AI-25 de 3,800 lbf, os mesmos do Yakovlev Yak-40.

Ainda em produção, o L-39 se tornou bastante popular entre operadores pilotos-proprietários e times acrobáticos, já que é um dos únicos treinadores a jato com certificação civil. O modelo inclusive é a aeronave patrão do time acrobático norte-americano Patriots Jet Team.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/08/2020, às 09h00 - Atualizado às 09h22


Mais Notícias