AERO Magazine
Busca

Entrega com atraso

Filipinas recebe os dois primeiros helicópteros turcos T-129 Atak

Novas aeronaves de ataque irão fortalecer frota de helicópteros combate do país asiático


Helicóptero turco têm muitos sistemas e armas desevolvidos pela Turquia | Foto: TAI

As Filipinas receberam o primeiro lote de seis helicópteros de ataque T-129B Atak, de fabricação turca. As aeronaves chegaram ao país asiático no último sábado (8) e serão incorporadas a força aérea filipina.

Os primeiros helicópteros deveriam ser entregues em dezembro, mas alguns atrasados postergaram em quase um mês o cronograma original. Segundo o site especializado Inquirer. Net, os dois próximos helicópteros serão entregues em 2023 e as duas últimas em 2024, em uma cadência de duas unidades por ano.

Em julho de 2020, foi assinado um acordo de aquisição de seis unidades do T-129B Atak pelo Departamento de Defesa Nacional e o ministério da defesa turco.

O helicóptero T-129 embora seja um desenvolvimento turco é baseado no italiano AgustaWestland A129 Mangusta. O desenho básico do Atak assemelha-se bastante ao A-129, contudo, todos os sistemas e armas são desenvolvidos pela TAI, tornando o Atak um modelo rival do Mangusta e com capacidade diferente.

Filipinas também receberam o Super Tucano

Outra entrega estrangeira importante feita aos militares filipinos foram os seis A-29 Super Tucanos, do fabricante brasileiro Embraer. Em 2020 foi feito o translado das aeronaves entre Gavião Peixoto, São Paulo até o país sudeste asiático.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 10/01/2022, às 14h30 - Atualizado às 15h40


Mais Notícias