Jato médio representou quase um terço dos aviões entregues pelo fabricante no ano passado
A Embraer entregou ao longo de 2021 um total de 93 aviões executivos, com destaque para a família Praetor, que obteve 31 entregas ao longo do ano.
O modelo de média capacidade da Embraer foi lançado em 2018, como uma importante atualização da família Legacy 450/500, que embora oferecesse uma grande cabine, tinha alcance limitado para a categoria.
Com as melhorias oferecidas pela plataforma Praetor a Embraer obteve considerável crescimento nas entregas, com catorze Praetor 500 e dezessete Praetor 600, se aproximando da família Chalenger 350/650 líder da categoria.
Ao longo do ano passado a Bombardier manteve a liderança no segmento, com 44 entregas do Challenger 350/650, sendo dezoito apenas no quarto trimestre ano.
O avião canadense há vários anos líder a categoria jato médio e super médio, com boa aceitação em praticamente todos os mercados, com destaque para América do Norte e Europa.
Por fim, a Gulfstream, que tem forte presença entre os aviões de cabine larga e longo ou ultralongo alcance, entregou apenas dezesseis G280, ante mais de 100 unidades dos jatos de maior porte.
O segmento médio e super médio tem atraído a atenção de diversos operadores, ao oferecer alcance continental e cabine com até três zonas, incluindo lavatório completo. O mercado para jatos médios e super médio deverá manter os bons resultados ao longo do ano, especialmente com o crescimento projetado para a aviação de negócios, que manteve a curva ascendente mesmo durante o auge da crise sanitária entre 2020 e 2021.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/02/2022, às 13h50
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