Made in Brazil

Fabricante brasileiro completa ensaios estruturais em seu futuro avião

Octans Aircraft finaliza testes de verificação de integridade do protótipo do Cygnus


Cygnus completou ensaios de integridade estrutural e expectativa é ser homologado em 2020

A brasileira Octans Aircraft anunciou que concluiu os ensaios de verificação de integridade das estruturas primárias do protótipo do Cygnus, um monomotor com capacidade para 5 pessoas em desenvolvimento. A aeronave é a primeira do tipo projetada no Brasil e a fase de ensaios em voo e a certificação da aeronave têm início, respectivamente, no segundo semestre de 2019 e em 2020.

O programa de ensaios incluiu testes de carga estática envolvendo praticamente toda a estrutura do avião, como empenagem horizontal e vertical, asa, flexão vertical e lateral, assim como torção de fuselagem, berço do motor, trem de pouso de nariz, trem de pouso principal e junção asa-fuselagem.

LEIA TAMBÉM

Projetção gráfica do futuro Cygnus, o primeiro avião da categoria projetado no Brasil

O Cygnus é um avião monomotor metálico de asa alta, tipo cantilever, com trem de pouso triciclo fixo, sendo certificado para VRF noturno e IFR, impulsionado por um motor Lycoming IO-540 de 300 hp e hélice Hartzell tripá metálica. O modelo será equipado com aviônica fornecida pela Garmin, com função touch screen. Outros itens que fazem parte do projeto é ar condicionado e cintos com airbags.   

A aeronave está sendo desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação Part23, estando também alinhado com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da Anac.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação

Publicado em 18 de Setembro de 2019 às 16:00


Notícias Cygnus Garmin Hartzell Lycoming IO-540 Anac FAA FAR23