AERO Magazine
Busca

Made in Brazil

Fabricante brasileiro completa ensaios estruturais em seu futuro avião

Octans Aircraft finaliza testes de verificação de integridade do protótipo do Cygnus


Cygnus completou ensaios de integridade estrutural e expectativa é ser homologado em 2020

A brasileira Octans Aircraft anunciou que concluiu os ensaios de verificação de integridade das estruturas primárias do protótipo do Cygnus, um monomotor com capacidade para 5 pessoas em desenvolvimento. A aeronave é a primeira do tipo projetada no Brasil e a fase de ensaios em voo e a certificação da aeronave têm início, respectivamente, no segundo semestre de 2019 e em 2020.

O programa de ensaios incluiu testes de carga estática envolvendo praticamente toda a estrutura do avião, como empenagem horizontal e vertical, asa, flexão vertical e lateral, assim como torção de fuselagem, berço do motor, trem de pouso de nariz, trem de pouso principal e junção asa-fuselagem.

LEIA TAMBÉM

Projetção gráfica do futuro Cygnus, o primeiro avião da categoria projetado no Brasil

O Cygnus é um avião monomotor metálico de asa alta, tipo cantilever, com trem de pouso triciclo fixo, sendo certificado para VRF noturno e IFR, impulsionado por um motor Lycoming IO-540 de 300 hp e hélice Hartzell tripá metálica. O modelo será equipado com aviônica fornecida pela Garmin, com função touch screen. Outros itens que fazem parte do projeto é ar condicionado e cintos com airbags.   

A aeronave está sendo desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação Part23, estando também alinhado com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da Anac.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 18/09/2019, às 16h00 - Atualizado em 19/09/2019, às 14h27


Mais Notícias