AERO Magazine
Busca

Operação Raízes do Cedro

FAB já resgatou mais de 1.000 brasileiros no Líbano

A Força Aérea Brasileira já realizou cinco voos que resgataram mais de 1.000 brasileiros que estavam no Líbano


Um KC-30 está sendo utilizado na operação - FAB/Esquadrão Corsário
Um KC-30 está sendo utilizado na operação - FAB/Esquadrão Corsário

A Operação "Raízes do Cedro", da Força Aérea Brasileira, repatriou 1.105 brasileiros e quatorze animais de estimação do Líbano em oito dias. O quinto voo da operação pousou no início da manhã de hoje (14), na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. 

A FAB está utilizando a aeronave KC-30, do Esquadrão Corsário, para realizar uma série de voos de resgate, transportando também 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas básicas. 

Desde o início da missão, duas tripulações com dezoito pessoas, cada, se revezam partindo do Brasil com destino a Lisboa (LIS) e permanecendo em alerta, aguardando condições adequadas para voar até Beirute (BEY). No último dia 5 de outubro, a aeronave partiu de Portugal para o Líbano, e o primeiro grupo, com cerca de 230 brasileiros, chegou ao Brasil no dia seguinte. Desde então, foram realizados cinco voos.

Nós ouvimos explosões na zona de conflito. Sabemos que há risco de bombardeios próximos ao aeroporto ou até de fechamento do espaço aéreo. O momento mais crítico seria se isso acontecesse com a aeronave em solo, durante o embarque, o que nos impediria de decolar. Toda essa tensão se transforma em alívio assim que a decolagem é autorizada", disse o tenente-coronel aviador Marcos Fassarella Olivieri, comandante do Esquadrão Corsário.

A Diretoria de Saúde da Aeronáutica (Dirsa) coordena uma equipe multidisciplinar para atender os repatriados. O atendimento médico e psicológico é oferecido desde o embarque até o desembarque, e envolve monitoramento de saúde durante o voo, apoio psicológico e atendimentos emergenciais. 

As missões de repatriação irão continuar com esta configuração, segundo a FAB.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/10/2024, às 11h49


Mais Notícias