Um KC-30 da Força Aérea Brasileira será enviado ao Líbano para resgatar brasileiros que estão em área de risco no Líbano
A Força Aérea Brasileira anunciou na tarde desta terça-feira (1), que irá mobilizar a aeronave KC-30 para a Operação “Raízes do Cedro”, com a expectativa de repatriar 220 brasileiros que estão em território afetado pelos recentes conflitos entre Israel e o Líbano.
O avião deve decolar da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (2), para Beirute (BEY), com escala prevista em Lisboa (LIS), em Portugal. A tripulação da missão será composta por tripulantes operacionais e por militares da área de saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos, que estarão prontos para prestar apoio durante todo o percurso.
Segundo a FAB, o retorno da aeronave ao Brasil dependerá de coordenações e protocolos adicionais.
Há quase um ano, seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviadas para Israel, para a repatriação de noventa brasileiros que estão no país que havia sido recentemente atacado pelo grupo terrorista Hamas, incluindo dois KC-30.
Na ocasião, militares israelenses admitiram que este foi o maior ataque surpresa já realizado desde o ocorrido nos Estados Unidos, em setembro de 2001.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/10/2024, às 15h14
+lidas