AERO Magazine
Busca

Dupla fuselagem

Exótica aeronave com duas fuselagens voa pela segunda vez

Gigantesco avião com 117 metros de envergadura será utilizado em lançamentos espaciais


Segundo voo do Stratolaunch, o maior avião do mundo

Segundo voo do Stratolaunch ocorreu dois anos após a decolagem inaugural

Após dois anos do seu primeiro e único voo, o Stratolaunch realizou a sua segunda decolagem, representando uma provável retomada do seu programa de ensaios em voo. O gigantesco avião, com 117 metros de envergadura, foi criado para realizar lançamentos especiais de baixo custo.

A decolagem da aeronave de seis motores e dupla fuselagem ocorreu no último dia 29 de abril, partindo do aeroporto de Mojave, na Califórnia, às 11h30 (horário de Brasília).

O aeroporto de Mojave, além de ser um aeroporto para uso geral, especialmente famoso por contar com uma empresa especializada na armazenagem e reciclagem de aviões, o local também é utilizado para voos de teste.

A maior parte dos ensaios em voo conduzidos a partir de Mjave são de empresas startup ou de projetos independentes, como o caso do Stratolaunch, onde o fabricante Scaled Composites tem sua sede.

O segundo voo do Stratolaunch teve uma duração de três horas e doze minutos, sendo o mais longo já realizado pela aeronave. O voo inaugural, em 13 de abril de 2019, foi de duas horas e meia.

Vale lembrar que o projeto criado em 2011, financiado por Paul Allen, cofundador da Microsoft quase foi encerrado após sua morte, em outubro de 2018, vítima de câncer. Na ocasião a família do empresário demonstrou pouco interesse no programa Stratolaunch, vendendo o projeto a Cerberus Capital Management, em outubro de 2019.

Atualmente o objetivo do Stratolaunch é viabilizar o lançamento de satélites na orbita baixa, oferecendo menores custos que o sistema tradicional efetuado por foguetes. Além disso, um dos diferenciais é poder voar até o melhor ponto para permitir o menor consumo de combustível no lançamento, posicionando o sistema lançador do satélite próximo ao ponto exato de sua órbita.

O avião apelidado de Roc, em alusão à lendária ave de rapina gigantesca da Mitologia Persa,  deverá ser utilizada também como lançador de veículos experimentais hipersônicos, como o protótipo Talon-A.

Stratolaunch o maior avião do mundo

Por Gabriel Benevides
Publicado em 30/04/2021, às 14h00 - Atualizado em 01/05/2021, às 15h44


Mais Notícias