Iniciativa da Eve, da Revo e da Omni faz parte de uma parceria para impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de mobilidade aérea urbana em São Paulo
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, a Revo e a Omni Helicopters International Group finalizaram uma simulação de tráfego aéreo urbano em São Paulo como parte de uma iniciativa para fomentar o ecossistema de mobilidade aérea avançada na cidade.
A simulação, conduzida no centro de controle de operações da Revo na capital paulista, utilizou helicópteros da Revo e o software Vector, da Eve, usado para o gerenciamento de tráfego aéreo urbano. Entre os dias 21 e 25 de outubro, o programa realizou o monitoramento de operações de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) em cenários urbanos.
A simulação considerou fatores como atrasos, restrições de espaço aéreo, condições meteorológicas e desvios de rota para locais alternativos de pouso. O objetivo, segundo a Eve, foi validar serviços de gerenciamento de tráfego para garantir a segurança e confiabilidade das operações dos eVTOL.
As empresas também trabalham em conjunto para promover a colaboração entre os principais atores do ecossistema de mobilidade aérea urbana. O foco está no desenvolvimento de protocolos para operações de eVTOL, gerenciamento aéreo e manuseio em solo.
“Essa simulação reforça nosso compromisso em trazer os voos de eVTOL para áreas metropolitanas, oferecendo às comunidades uma alternativa de transporte segura, sustentável e eficiente", disse Johann Bordais, CEO da Eve.
A simulação em São Paulo faz parte de uma carta de intenção da Revo para adquirir até cinquenta eVTOL da Eve. Além disso, a empresa terá acesso ao Eve TechCare, portfólio de serviços para eVTOLs, e ao software Vector.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 04/11/2024, às 07h45
+lidas