AERO Magazine
Busca

Mais potência

Esquilo terá desempenho aprimorado a partir de setembro deste ano

Airbus Helicopters certificou mudanças no ajuste do motor e ampliou capacidade do seu principal helicóptero


H125 Esquilo

Atualização de software de gerenciamento do motor melhorou o desempenho do H125

As melhorias de performance aplicadas ao helicóptero H125, conhecido como Esquilo no Brasil, foram certificadas pela da agência europeia da segurança da aviação (Easa, na sigla em inglês).

O helicóptero produzido pela Airbus Helicopters recebeu ajustes no grupo motopropulsor, que melhorou o rendimento em 10%, usando melhor a potência do motor Arriel 2D, da Safran. A capacidade de elevação de carga externa e interna irá aumentar para uma grande parte do domínio de voo (até 140 kg), assim como a altura máxima, que irá subir 1.600 pés, podendo chegar a 12.600 pés.

Porém, o peso máximo de decolagem não foi alterado, oferecendo apenas maior potência, útil em situações que é exigido maior performance.

A Airbus Helicopters passará a oferecer a versão com maior desempenho como padrão para aeronaves novas, que serão entregues a partir de setembro deste ano. Uma solução de modernização envolvendo uma atualização de software VEMD, será disponibilizada pela Thales por meio de retrofit até o final do mês de abril.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 21/04/2021, às 15h00 - Atualizado às 16h48


Mais Notícias