Esquadrão Pampa voou icônicas aeronaves no passado e já visa futuro com os F-39 Gripen
O 1°/14° GAV – Esquadrão Pampa – completou, nessa quinta-feira (24), 75 anos. A unidade baseada em Canoas, Rio Grande do Sul, é responsável pela defesa aérea da região sul do Brasil.
Na ALA-3 (Base Aérea de Canoas) autoridades militares do esquadrão, veteranos, além de convidados civis participaram de uma cerimônia especial.
Durante o evento houve a passagem de caças F-5EM, que compõe o esquadrão, bem como a apresentação de um caça F-5FM com uma pintura especial na cauda remente a história do unidade.
O Pampa, ou “catorze”, como também é conhecido, tem suas origens forjadas na época da Segunda Guerra Mundial e também com a da criação da Força Aérea Brasileira (Janeiro de 1941).
A unidade colecionou histórias com suas aeronaves voadas no passado. O primeiro avião da foi o clássico norte-americano P-40 Curtiss Warhawk (1944-1954). Após isso, deu-se a entrada na era a jato com o britânico F-8 Gloster Meteor (1954-1966) e em seguida com o norte-americano TF-33 Thunderbird (1966-1975).
Hoje (24/3), o 1°/14° GAV, Esquadrão Pampa, completa 75 anos.
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 24, 2022
Sediado na Base Aérea de Canoas, o Esquadrão emprega a aeronave F-5M desde 2005. pic.twitter.com/z0MTBi7bjg
No ano de 1975, o “catorze” entrou na era supersônica com a chegada dos icônicos Northrop Grumman F-5E/F Tiger II. A região sul do Brasil ganhou a proteção de um caça ágil e de pronta resposta.
No ano 2005, os F-5E/F Tigers da FAB passaram por um processo de modernização, ganhando uma aviônica moderna digital, sistemas atualizados, implementação de novos armamentos e da introdução doutrinária do combate BVR (combate além do alcance visual).
Com a modernização os Tigers passaram a ser conhecidos pela designação F-5EM (monoosto) e F-5FM (biposto). Os aviões do catorze tiveram significativas histórias, como operações no Brasil e no exterior: destaque para a Red Flag 2008, nos Estados Unidos, onde "duelaram" com caças F-16 e obtiveram bons resultados.
O futuro do esquadrão gaúcho será forjado por uma aeronave moderna e que trará uma nova roupagem e história à FAB: o Saab F-39E/F Gripen.
Por André Magalhães
Publicado em 25/03/2022, às 22h15
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