AERO Magazine
Busca

Sustentabilidade

Entregue o primeiro ônibus elétrico para atuar em aeroportos do Brasil

Após fase de testes, o serviço de ônibus elétrico em Goiânia pretende expandir para outros aeroportos


O ônibus elétrico D9W, que elimina degraus, facilita o acesso para pessoas com mobilidade reduzida - CCR Aeroportos
O ônibus elétrico D9W, que elimina degraus, facilita o acesso para pessoas com mobilidade reduzida - CCR Aeroportos

O Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia (GO), tornou-se pioneiro no Brasil ao adotar um ônibus 100% elétrico para o transporte de passageiros.

Após uma fase de testes iniciada em julho, o modelo D9W, fabricado pela BYD, entrou em operação definitiva. O veículo transporta diariamente cerca de mil pessoas entre o terminal e as aeronaves.

O ônibus elétrico BYD D9W destaca-se por ser totalmente livre de emissões e operar de forma silenciosa. Com capacidade para até 80 passageiros e autonomia de 250 quilômetros, o veículo pode funcionar durante todo o dia sem necessidade de recarga intermediária, sendo recarregado apenas ao final do expediente.

Outro diferencial do D9W é o design Low Entry, que elimina degraus e facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, conta com suspensão pneumática ajustável e freios regenerativos, que aproveitam a energia das frenagens, oferecendo maior eficiência e conforto.

"Desde que iniciamos a fase de teste com o ônibus D9W no Aeroporto Internacional de Goiânia, em julho deste ano, milhares de passageiros puderam se deslocar em nosso terminal com mais segurança e comodidade. Agora, é com grande satisfação que anunciamos que esse serviço será efetivo e pretendemos expandir o serviço para os nossos outros aeroportos que oferecem voos comerciais, seguindo com o nosso objetivo de promover práticas sustentáveis que contribuem para a melhoria do meio ambiente", comenta o executivo.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/01/2025, às 16h16


Mais Notícias